Celam elabora Plano Global

Por CNBB

Os membros dos Departamentos do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e do Centro Bíblico, Teológico e Pastoral para América Latina e Caribe (Cebitepal) participaram, de 21 a 24 de julho, em Bogotá, Colômbia, da reunião geral da coordenação do Celam, com o objetivo de elaborar um Plano Global para o quadriênio 2015-2019.

De acordo com informações da instituição, "a reunião ocorreu no contexto dos 60 anos do Celam em um ambiente fraterno que reflete a importância de fortalecer o conhecimento e a comunhão entre os membros dos departamentos e do Cebitepal, tendo em vista a formação de equipes de fé, de vida e de trabalho".

O arcebispo de Bogotá e presidente do Celam, cardeal Salazar Gómez, recordou os diferentes acontecimentos que marcaram a vida da entidade. "60 frutuosos anos nos oferecem um acervo especialmente fecundo para a compreensão do momento presente e da tarefa que hoje devemos assumir frente à evangelização de nosso continente", disse. Segundo o cardeal Gómez, "a celebração dos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, com suas ressonâncias nas Conferências do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, e o surpreendente magistério do papa Francisco, particularmente sua exortação apostólica, a Alegria do Evangelho, e agora a sua carta encíclica Laudato Si', além dos seus numerosos discursos, homilias e catequeses, oferecem um amplo horizonte de compreensão para que a tarefa do Celam assuma novos desafios e receba novas possibilidades".

Para definir os itinerários do Celam nos próximos quatro anos, foi discutida a realidade latino-americana e caribenha, à luz do Evangelho, com a finalidade de identificar os desafios mais urgentes e traçar linhas de ação pastoral que respondam às necessidades da Igreja. As funções e ações que os membros de cada departamento do Celam e do Cebitepal desenvolvem foram definidas à luz da Palavra e da reflexão dos momentos mais significativos nos 60 anos de vida e missão do Celam, bem como a partir da inspiração teológica que advém da exortação apostólica do papa Francisco, A alegria do Evangelho.

O Plano Global 2015-2019, elaborado com base no método Ver-Julgar-Agir, aborda os desafios, linhas de ação, objetivos e programas que permitirão o desenvolvimento de projetos específicos.

Também durante a reunião, foram apresentados os frutos do trabalho e informações pertinentes ao desenvolvimento articulado de ações de cada departamento do Celam e do Cebitepal.

Deixe uma resposta

seis − cinco =