Seminaristas do Regional Norte 1 estudam Cartilha de Preparação ao Congresso

Assessoria de Imprensa

Os Seminaristas do Regional Norte I da CNBB (Amazonas e Roraima) realizaram no dia 18 de abril, formação missionária com o objetivo de refletir a temática do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que acontecerá em Belo Horizonte (MG) de 9 a 12 de julho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

A formação foi articulada por iniciativa do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) e contou com a participação dos 54 seminaristas (propedêutico, filosofia e teologia) residentes no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus.

O tema foi "Os fundamentos e desafios da missão", temática da cartilha de preparação para o 2º Congresso Missionário.

Dinâmica da missão

A formação teve como assessor o padre Pedro Facci, missionário do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), que lembrou "que em meio aos desafios contemporâneos a igreja em 'saída' deve tomar a iniciativa sem medo".

Frisou também que "a missão exige abertura plena, sem preconceitos, exige deixar-se acolher, pois, a missão só acontece na dinâmica da reciprocidade" e deve ser acolhida, e estar no coração dos presbíteros.

A formação, que aconteceu durante toda a manhã de sábado (18) encerrou com um debate sobre o tema analisado pelos seminaristas, após reflexão em grupos. O debate teve como objetivo responder aos questionamentos apresentados na cartilha.

Várias contribuições foram apresentadas pelos seminaristas, ajudando a alimentar o espírito missionário e a despertar para a permanente necessidade da Igreja, sob o mandato de Jesus de 'ir, pregar e anunciar' a todos os povos a Boa nova.

A coordenação do Comise Norte I, tem mais três formações articuladas, que se realizarão até o mês de junho, buscando refletir e aprofundar o tema do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas: "O missionário presbítero para uma igreja em saída".

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

cinco × cinco =