Cerca de dois mil religiosos se reúnem em Aparecida para o Congresso da Vida Consagrada

Rosinha Martins

Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho?" (Lc 24, 29). Este é o lema do Congresso que reúne, em Aparecida, de 7 a 10 de abril próximo, religiosos e religiosas para aprofundar, à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II, o seu núcleo identitário.

O evento acontece no contexto do Ano da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco para que os religiosos possam aprofundar sua vida, vocação e missão e torná-la mais conhecida.

"A realização deste Congresso está em consonância com os próprios objetivos da Conferência dos Religiosos do Brasil que é animar a Vida Consagrada, oferecendo-lhe possibilidade de reflexão e estudo para aprofundar justamente sua vida e sua missão", ressaltou a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.

Ainda de acordo com Irmã Inês, o Congresso versará sobre a identidade dos consagrados, o seguimento radical de Jesus, a missão como serviço ao povo de Deus, além de ser um momento forte de vivência e convivência e partilha de vida entre os religiosos.

Para manter a identidade, é necessário, segundo a presidente, rever a história, rezar e celebrar juntos o ser consagrado/a e a razão da missão específica na Igreja. "Temos que rever nossa identidade e fortalecer o nosso ser na Igreja e trocar experiências", afirmou.

Oportunidades e perspectivas para a Vida Consagrada no mundo contemporâneo; Linhas forças das Cartas "Alegrai-vos e Perscrutai" da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano; Luzes e Esperanças na Vida Consagrada da América Latina, são algumas das conferências programadas.

Na opinião de Irmã Elsie Auzier Vinhote, asc,o grande número de adesões pelo Congresso se deve ao Ano da Vida Consagrada e ao local escolhido, Aparecida. "É, para nós religiosos, um tempo de graça, de fazer arder cada vez mais o coração. É um encontro de diversidades de carismas, de culturas, uma bonita festa da Vida Religiosa", enfatizou.

Participam do evento, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo, Cardeal Damasceno Assis, a presidente da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, Irmã Mercedes Casas Sanchéz (Colômbia), o arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial da Vida Consagrada pela CNBB, dom Jaime Spengler, ofm, o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e arcebispo de Palmas -TO, dom Pedro Brito Guimarães, a presidente dos Institutos Seculares, Aparecida Guadalupe Pafaro, o assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), padre Paulo Suess.

Participa, ainda, o presidente da Comissão da Ação Missionária da CNBB e bispo da Diocese de Ponta Grossa - PR, dom Sergio Braschi, que na ocasião celebrará o envio de Irmã Marlene Aparecida Avansi, ifpd, que passará a compor a comunidade missionária intercongregacional do Haiti. O cantor e compositor popular, Zé Vicente, é um dos convidados especiais para animar o Congresso.

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

dezessete − três =