Encontro dos Missionários da Consolata - Grupo do Paraná

Patrick Murunga

Entre os dias 11 e 13 de novembro de 2014, os missionários da Consolata que trabalham em Curitiba e Cascavel, no estado do Paraná se reuniram no Seminário São Paulo, em Cascavel para participarem de um encontro do Grupo do Paraná, avaliando e refletindo a caminhada de trabalho. Foram três dias bonitos. A terça e a quarta-feira foram dedicadas ao trabalho de avaliação e reflexão e na quinta-feira foi dia de passeio. Terça-feira na parte da manhã alguns membros da comunidade de Cascavel foram ao aniversário de dom Mauro Aparecido, bispo diocesano de Cascavel. Portanto, o encontro do primeiro dia começou às 14h30 com a oração presidida por padre Manuel Monteiro.

Em seguida, padre Carlos Ferreira, coordenador do Grupo do Paraná deu boas vindas a todos os missionários. Estavam presentes os padres Carlos Ferreira, Lírio Girardi, Job, Joseph Mugerwa, Aquileo Fiorentini, Leandro Chequera, João Batista, Manuel Monteiro, Célio e Arlei Pivetta, além de Douglas Camargo e Patrick Murunga, seminaristas. A equipe da Animação Missionária e Vocacional - AMV de Cascavel apresentou o seu projeto do ano.

O projeto é um compromisso para uma Igreja em Estado Permanente da Missão e, portanto tem como referência os documentos da Igreja. Ela procurou formar os conselhos missionários e acompanhar os jovens no seu discernimento vocacional e missionário. Foram feitas as visitas missionárias em várias paróquias e acompanhados os jovens em seu discernimento vocacional.

Segundo o projeto, o próximo passo seria procurar uma ponte entre a AMV em Curitiba e Cascavel. No segundo momento depois do intervalo, o padre João Batista, responsável do Seminário contou que dois propedeutas estarão em Curitiba durante 2015 para estudar Filosofia. Os dois têm aprofundado a espiritualidade do fundador e também têm feito alguma matéria de História. O padre João lamentou que por falta de professores, os dois não conseguiram fazer algumas matérias que cabem na formação do propedêutico. Para resolver isso, o Seminário vai procurar fazer algumas matérias com os propedeutas diocesanos.

Às 14h30 foi o momento no qual o padre Aquileo, pároco na Paróquia São Paulo apresentou um pouco da realidade da comunidade paroquial. A paróquia tem dois padres - Leandro e Aquileo. Durante os dias da semana um atende na Secretaria e outro atende as pessoas nas comunidades, por exemplo, na benção das casas, encomendação dos mortos etc. O ano do Allamano foi vivenciado através de visitas do ícone do fundador dos missionários e das missionárias da Consolata nas comunidades e celebração de eucaristias com destaque para a pessoa do Allamano.

Quarta feira

O segundo dia do encontro começou às 8h30 com a oração inicial, presidida por padre Carlos Ferreira. Em seguida padre Job, responsável pelo Seminário de Curitiba apresentou um pouco da realidade onde está inserido. O Seminário tem cinco estudantes de Filosofia e um estudante em ano de serviço, Joseph Mugerwá. Dois propedeutas se preparam para o noviciado no próximo ano.

Os jovens contribuem na pastoral paroquial nas comunidades com a orientação dos padres da paróquia. O destaque deste ano foi o Ano do Allamano com as visitas nas comunidades e celebrações. Houve também a celebração de 30 anos do Seminário com almoço beneficente. Padre Job comentou que a preocupação do Seminário é a questão da segurança.

Em seguida, a paróquia Santa Margarida foi apresentada por Padre Lírio Girardi, pároco. Esta paróquia é uma grande ajuda para o Seminário no sentido pastoral e econômico. O destaque deste ano na Paróquia também foi Ano do Allamano, animação na família e nas comunidades para partilhar a espiritualidade allamaniana. Tem acontecido também a pastoral da visitação nas famílias conforme o projeto pastoral da diocese.

No segundo momento, os missionários estudaram e partilharam sobre o Documento da Consulta Intercapitular 2014. O aspecto da interculturalidade foi bem aprofundado durante este momento. Em seguida os missionários assistiram a um vídeo sobre a Vida Consagrada. Este vídeo destacou a vida religiosa.

Quinta-feira foi dedicada a um passeio em Boa Vista da Aparecida Os missionários e seminaristas do Seminário Parque São Paulo participaram do passeio. Saíram do Seminário por volta das 8h. Foi um momento muito bonito para as duas comunidades, um momento de confraternização, com retorno às 18h. Este passeio encerrou a reunião do Grupo do Paraná.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

2 × quatro =