Empregadores que exploravam trabalho escravo são condenados a prisão

Daniele Silveira

A Justiça condenou dois empresários a seis anos e meio de reclusão por aliciar e submeter a condição semelhante à de escravo 21 pessoas em Pratânia (SP). José Alves da Silva e Odairo da Silva traziam trabalhadores do interior do Sergipe com a promessa falsa de salários de até R$ 1,2 mil, enquanto a remuneração, na verdade, girava em torno de R$ 400,00.

As vítimas, quando chegavam no município de destino, eram submetidas a jornadas exaustivas de até 20 horas por dia na propriedade rural dos réus. Fiscalização do Ministério do Trabalho, realizada em 2008, constatou que não eram oferecidos equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, para o trabalho de colocação de frangos em gaiolas. Diversos trabalhadores apresentavam ferimentos pelo corpo.

Os alojamentos possuíam condições precárias, com alimentos armazenados no chão e colchões em péssima qualidade. As vítimas também eram obrigadas a adquirir os mantimentos no mercado pertencente a Odairo, que praticava valores acima de outros estabelecimentos similares.

Os trabalhadores relataram ainda que tinham sua locomoção restringida em razão das dívidas contraídas com os empregadores. Além disso, eram constantemente ofendidos por José Alves, que empunhava uma vara como forma de ameaça.

Fonte: Brasil de Fato

Deixe uma resposta

1 × 5 =