Missionários e missionárias que trabalham no Equador se reúnem

Julio Cesar Caldeira

No dia 7 de outubro de 2014, na casa de formação dos Padres Cavanis, em Quito, 25 missionárias e missionários brasileiros que trabalham em terras equatorianas se reuniram para celebrar a festa de N. Sra. Aparecida pelo sexto ano consecutivo, no marco deste mês missionário.

Os missionários que participaram do encontro eram provenientes de 10 Estados brasileiros (Amazonas, Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul), e trabalham em oito Províncias do Equador (Esmeraldas, Los Ríos, Imbabura, Pichincha, Chimborazo, Pastaza, Napo e Sucumbíos). O encontro também teve a presença de dois missionários que trabalharam no Brasil e de vários amigos e amigas brasileiros que vivem no Equador.

Padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM do Brasil, partilhou sua experiência missionária e falou sobre o documento 100 da CNBB "Igreja, comunidade de comunidades" e como a experiência da Igreja do Brasil pode iluminar e animar o serviço dos missionários brasileiros que trabalham no Equador.

A alegria foi um dos pontos altos do encontro, desde a partilha das vivências missionárias, das inquietudes e das motivações para seguir a missão no país. Os missionários e missionárias perceberam que não é possível comparar e transportar o modelo do Brasil para o Equador, mas é necessário fazer um processo de kenosis ("tirar o sapato"), rebaixando-se à realidade do povo ("entrar neste chão"), caminhar com ele e ir construindo um verdadeiro processo evangelizador.

Por fim, refletiram sobre a importância de fomentar uma verdadeira mística do discípulo missionário, com a certeza de que "conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria" (DA 29).

O encontro foi concluído com uma celebração eucarística presidida por dom Celmo Lazzari, bispo brasileiro do Vicariato de Sucumbíos, no Equador, em honra a N. Sra. Aparecida, querida padroeira do Brasil e exemplo de autêntica discípula missionária. O próximo encontro será realizado na província de Esmeraldas (litoral equatoriano), nos dias 12 e 13 de outubro de 2015.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

cinco × cinco =