Fé + Caminho = Igreja Missionária

Domingos Francisco Forte *

Eu não quero uma Igreja tranquila. Quero uma Igreja Missionária! (Papa Francisco)

Seguir Jesus não é questão do acaso, acidental, mas de opção, de escolha e de decisão. Carregar a cruz quer dizer isso mesmo: querer seguir Jesus pelas estradas da vida. O seguimento de Cristo implica liberdade das coisas e até de si mesmo. Acompanhar a Jesus de Nazaré pelas estradas da vida implica "soltar amarras", há que desinstalar-se e dar um passo no vazio. Quem n'Ele busca seguranças humanas, jamais o encontrará verdadeiramente. Quiçá, até encontre caminhos, sim, mas não serão os de Jesus, mesmo que os batize com o nome de "cristãos". Jesus é direto e sem peias: sem cruz, a cruz de cada dia, não se pode presumir ser seu discípulo. Esquecemos facilmente que nós mesmos somos cruz para os demais, assim como os demais podem ser uma cruz igualmente para nós.
Se há para nós uma tentação com a qual podemos nos ferir diariamente, é a de sermos medíocres ou nos acomodarmos. E isso não é difícil. Quantos cristãos foram seduzidos por esta tentação por preferirem o mais cômodo?! É perfeitamente normal que se "achem" boas pessoas. No entanto, o mais triste é que alguns - e não poucos! - chamem de "bobos" aos que se atrevem a se comprometer com as exigências da verdade. Quão difícil é comprometer-se cada dia mais com novos desafios sem deixar de ser exigente consigo mesmo. É árduo, é duro, é ousadia. Todavia, esse é o caminho de Jesus, o mesmo que propõe para nós, não há outro. Olha que Ele nos quer por inteiro, não a metade nem a prestações! Ele quer que cada dia nós o amemos mais, perdoemos mais, ajudemos mais, caminhemos mais, comunguemos mais...

Projeto de Deus
Temos toda uma vida pela frente, e um projeto de Deus impresso em cada um de nós. Porém, é bom saber que ninguém fará por nós o que Deus espera de nós. Temos que andar, meu amigo!
Pelo caminho um lhe disse: "te seguirei onde quer que vás. Jesus lhe respondeu: as raposas têm suas tocas e os pássaros seus ninhos, porém o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Lc 9, 57).
Você quer ser discípulo da Igreja de Jesus? Antes de mais nada, você não pode fazer da fé uma toca, um ninho, um sofá... A fé, aquela que leva a marca do selo de Jesus, está bem distante de ser algo parecido a um lugar seguro, um refúgio, um ponto final. A fé não pode ser nem pode se tornar um ninho, mas é ela que nos impele a nos jogar e a nos meter em discussão, a dar a cara, sempre, a cada momento. É algo inaudito e profundamente sábio, e Jesus sabe muito bem disso. Ele sabe que quanto mais caminhamos ao encontro de Deus, mais descobrimos quem somos; Ele sabe que quanto mais caminhamos ao encontro do verdadeiro Deus, mais nos encontramos com o nosso verdadeiro eu; Ele sabe que essa viagem-caminho-missão não pode parar. Se a nossa fé se torna um ninho, Jesus não está mais aí, porque Ele não tem onde reclinar a cabeça.
Obrigado, papa Francisco por partilhar seu maior tesouro com os jovens do mundo inteiro: Jesus Cristo!

* Domingos Francisco Forte, imc, é diretor do Centro de Animação Missionária, São Paulo, SP.

Publicado na edição Nº08 - Outubro 2013 - Revista Missões.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dez − cinco =