Alegria do mais íntimo do íntimo

Geovane Saraiva *

"Quando as palavras somem, quando os cuidados adormecem, quando nos entregamos, de verdade, mas mãos do Senhor, o grande silêncio nos mergulha na paz, na confiança, na alegria... E a voz de Deus se faz ouvir" (Helder Câmara). A intimidade do místico Dom Helder Câmara com Deus nos revela um caráter missionário da Igreja Católica, como o Papa Francisco tão bem recordou (em 17/09/2014), nestes termos: "Somos mandados a anunciar Cristo e seu amor a toda a humanidade", disse, recordando a vida heroica de tantos missionários e missionárias que deixaram seu país para ir anunciar o Evangelho em outros países e continentes. Deus que fez tudo por amor e também cuida da sua obra, é Ele quem envia os missionários como seus colaboradores, no imperativo "Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura" (cf. Mc 16,15).

O clamor missionário da Igreja penetrou no coração do mundo no decorrer dos séculos em toda sua plenitude, em especial, na figura exemplar do apóstolo Paulo, com todo seu ardor e compromisso, através do anúncio do Evangelho, muito claro na seguinte afirmação: "Ai de mim se eu não evangelizar!" (cf. Cr 9, 16). Chamado e convocado pelo Senhor ressuscitado, a caminho de Damasco, para a missão de ser mestre dos gentios ou doutor dos pagãos. Paulo uma vez resgatado compreendeu o preço de ser seduzido por Deus, como tão bem diz São Pedro: "Foste resgatado não das coisas corruptíveis, ouro ou prata, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e sem defeito algum" (cf. 1Pr 1, 18).

Tendo Paulo como exemplo e referência de vida, somos convidados pelo mesmo Deus que entrou em cheio na vida do mestre das nações, a construir e edificar o reino, mesmo com os nossos pecados. As fontes, nas quais devemos buscar forças para fecundar nossa vida, são a Palavra de Deus e a Eucaristia. E por falar em Eucaristia, é nosso dever saber sempre mais, que a mesma está em união, em um mistério indizível, com Cristo Deus e Homem e quão enorme deve ser nosso amor, respeito e devoção com Esse sacramento; sem esquecer jamais que "quem comer deste pão viverá eternamente e ressuscitará gloriosamente no último dia" (cf. Jo 6, 54).

O Papa Francisco, nas suas celebrações eucarísticas matinais, como ajuda a humanidade a entrar em um clima de fé e esperança sempre maior, só para ser mais concreto, aos 06/08/2014, expressou-se assim: "Na Eucaristia comunica-se o amor do Senhor por nós: um amor tão grandioso que nos nutre com Ele mesmo; um Amor gratuito, sempre à disposição de cada pessoa faminta e necessitada de regenerar as próprias forças. Viver a experiência da fé significa deixar-se alimentar pelo Senhor e construir a própria existência não sobre os bens materiais, mas sobre a realidade que não perece; os dons de Deus, a sua Palavra e o seu Corpo".

Como aprender da Eucaristia, sacramento divino? Temos o dogma da transubstanciação, no qual se fundamenta todo o edifício eucarístico, como sacrifício do Cordeiro de Deus, também como sacramento. É importante que fique sempre claro que a substância do pão no corpo de Jesus e do vinho no mesmo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo permanecem inalteradas nas espécies do pão e do vinho. Ora, devemos de modo sobrenatural, transformar-nos em Cristo como o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no Seu sangue. É com enorme sabedoria que o Cardeal Aloísio Lorscheider explica: "Transformar-nos em Cristo como o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no Seu sangue. E disse mais: Essa transformação deve, sobretudo, ser interna, uma vez que as espécies se conservam inalteradas. É o íntimo que deve tornar-se outro". O Deus que nos ama de modo incondicional, e que demonstrou esse imenso amor para conosco, ao enviar o seu Filho Unigênito, encarnado no seio da boa mãe Maria, quer nosso reconhecimento alegre e agradecido, pelo dom da palavra de Deus e da Eucaristia, traduzidos em gestos fraternos e solidários..

* Geovane Saraiva é padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, colunista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso - geovanesaraiva@gmail.com

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

três × quatro =