Ponte aérea do ACNUR descarrega 100 toneladas de assistência no Iraque

ACNUR

Um avião cargueiro com 100 toneladas de itens emergenciais de assistência pousou na tarde desta quarta-feira em Erbil, no Curdistão iraquiano, dando início a uma massiva operação de ajuda para beneficiar centenas de milhares de pessoas em meio à pior crise humanitária do Iraque.

Esta ajuda vai beneficiar 500 mil pessoas deslocadas na região, a maioria delas vivendo em construções inacabadas, em estacionamento ou ao longo de estradas.

"Esta é uma grande operação logística para trazer ajudar humanitária pelo ar, terra e mar, para ajudar as centenas de milhares de pessoas desesperadas que, de uma hora para outra, tiveram que fugir como nada além de suas próprias vidas, e agora lutam para sobreviver em condições muito difíceis", disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres.

A crescente crise no Iraque levou a região do Curdistão iraquiano a abrigar mais de 600 mil deslocados internos, incluindo mais de 200 mil pessoas que deixaram a região do Monte Sinjar no início do mês de agosto. O ACNUR está trabalhando com outros parceiros humanitários e a autoridades curdas da região para prover esta ajuda humanitária.

Fonte: www.acnur.org.br

Deixe uma resposta

três × um =