Milhares de iraquianos encontram abrigo no Curdistão após escapar do Monte Sinjar

ACNUR

Milhares de pessoas conseguiram chegar ao nordeste iraquiano na região do Curdistão através da Síria ao longo dos últimos três dias após escaparem do Monte Sinjar, onde enfrentavam fome, falta de água e ameaças à sua segurança.

A Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) disse hoje que ONGs parceiras estimaram que mais de 35 mil pessoas conseguiram chegar em Donuk, no Curdistão iraquiano. "Os recém-chegados estão exaustos, desidratados e muitos sofreram com o sol e insolação, com as temperaturas diárias chegando de 40 a 45 graus Celsius" disse o porta-voz do ACNUR, Adrian Edwards, em Genebra. As autoridades locais abriram escolas e outros edifícios para abrigar os deslocados, que também estão se abrigando embaixo de pontes e em construções inacabadas.

Entre sete e 10 mil pessoas estão hospedadas no acampamento de Bajet Kandela - um antigo centro de acolhimento para refugiados sírios, a maioria dos quais passou por lá há dois anos após cruzar a fronteira em
Peshkhabour. Apesar de que as instalações básicas estão disponíveis, os locais estão lotados e as ONGs instalam tendas para as famílias onde quer que haja espaço. A preparação dos locais está sendo completada para estender os acampamentos, outras cinco mil tendas serão colocadas no acampamento que possui água, eletricidade e outras infraestruturas essenciais.

Mais três campos estão sendo planejados na província de Dohuk em Zakho, Shariya e Khanke. O governo turco se prepara para trabalhar nos campos de Zakho e Shariya em breve.

Ao todo, existem mais de 1,2 milhão de deslocados internos no Iraque, incluindo uma estimativa de 700 mil na região do Curdistão, que já abriga cerca de 220 mil refugiados sírios.

Fonte: www.acnur.org.br

Deixe uma resposta

4 × 1 =