Dia da Pátria

Ivone Boechat *

Brasil, seus filhos hoje aqui estão, de mãos dadas, vibrantes, com toda a força que a união encerra, nessa mistura de raças, nessa grandeza de pensamentos.

Meu Brasil, é preciso traçar seu perfil nos versos do poeta brasileiro, rimar sua beleza, cantar seu ritmo, sonhar ao som de suas maravilhosas cascatas: viver, um só ideal, uma só bandeira, uma só canção de liberdade.

A natureza buscou todas as flores ao orvalho das auroras e transformou neste jardim; tapete verdejante destas lindas terras. Nesta apoteose de cores, cantamos em uníssono o seu hino, numa demonstração de fé, de contemplação e de paz. Estamos conscientes da importância inaudita da integração de forças.

Brasil, somos gente que aprendeu a amá-lo e nossa alegria é imensa por vê-lo caminhando em busca de nobres ideais, novas diretrizes, com a mais profunda vontade de acertar.

Nas páginas eternas de sua história, Brasil, brilha, ainda hoje, a auréola resplandecente dos heróis, comemorando vitórias, conquistas, destemor.

Brasil das colinas verdejantes, do Cruzeiro do Sul, das jangadas, do Amazonas.

Brasil das vitórias-régias, do manancial de cores, das manhãs radiosas, em constante primavera. Pátria, o coração bate ao compasso do entusiasmo do seu povo herói.

Terra de Santa Cruz, imensa cruz, sobre a qual reclinamos a cabeça, como num altar, em prece fervorosa, numa constante ação de graças.

É preciso contar que este chão não é uma dádiva do céu, somente. É o resultado de muitas vidas que se doaram em renúncia: vidas que não morreram - transformaram-se em exemplo de vida.

Nossa saudação é dos que sabem sorrir, é dos que sabem amar, é dos que sabem ficar e jamais se negam de partir, se preciso for.

* Ivone Boechat é pedagoga.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dois + sete =