A Coreia do Norte é o lugar mais hostil aos cristãos

Zenit

De 14 a 18 de agosto o Papa Francisco estará a poucos quilômetros de distância da fronteira do País, no mundo, mais hostil ao cristianismo. O relatório World Watch List 2013 divulgado pela organização americana Open Doors, revelou que a Coreia do Norte se encontra no topo da lista de regimes opressores da liberdade religiosa.

O relatório foi apresentado  dia 28 de julho em Washington pelo secretário de Estado americano, John Kerry, que acusou Pyongyang de "absoluta e brutal repressão das atividades religiosas". O departamento vê com preocupação "as penalidades duríssimas" aplicadas àqueles que manifestam a própria fé e ainda mais com aqueles que têm relações com missionários estrangeiros.

O número de pessoas condenadas "por razões religiosas" oscila entre 80 e 120 mil, todos reconhecidos de várias formas dissidentes do regime e uma ameaça à sua estabilidade. Contra eles se aplicam sistematicamente - muitas vezes no período das longas prisões em campos de reeducação e de trabalho forçado - torturas, abusos e até execuções. A pena de morte - de acordo com o que diz o relatório - é usada tanto para fins de coacção de detentos, quanto para fins dissuasivos da população.

Os cristãos que não renunciam a sua fé, apesar do clima de perseguição reúnem-se nas chamadas "igrejas domésticas" que são "comunidades clandestinas". De acordo com a ONG 318 Mission Partner, que trabalha para salvar os imigrantes ilegais norte-coreanos, há pelo menos 10 mil dessas comunidades em todo o País.

No início do século XX, a Coreia do Norte era considerada a "Jerusalém do Oriente", graças à florescente presença cristã. Em 1910, com a passagem da península coreana para o controle japonês, começou a perseguição que continuou e se agravou com a ascensão ao poder do regime comunista de Kim Il-Sung, no final da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: www.zenit.org

Deixe uma resposta

12 + 8 =