4º Encontro da PASCOM: de meros usuários digitais a missionários digitais

Steven Gichohi Ngari

Os participantes do 4º Encontro da PASCOM e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores aprenderam como serem discípulos missionários de Jesus no ambiente das mídias digitais. O evento aconteceu em Aparecida, SP, entre os dias 24 e 27 de julho de 2014. Nas manhãs ocorriam os painéis de apresentação de temas pelos especialistas e pesquisadores. À tarde, eram aprofundados em seminários e oficinas, em pequenos grupos.

Os mais de 900 participantes de todo o Brasil, entre eles bispos, sacerdotes, religiosos, leigos e profissionais da área aprenderam mais que ser um meio para evangelizar, as mídias digitais produzem um ambiente de evangelização.

Segundo padre Antonio Spadaro, jesuíta, primeiro conferencista do Encontro, existem duas realidades: a virtual e a física. A virtual é real e não se opõe à física. Assim, tudo o que acontece na internet é real. São experiências de pessoas que vivem longe de nós.

A revolução tecnológica nas medias digitais leva a Igreja a refletir sobre a diversidade de novas culturas, multiplicação de novas energias e imaginação para proclamar a Palavra de Deus. Hoje evangelização não é mera transmissão de fé, mas é um testemunho de fé. Uma rede de amigos bem utilizada cria relacionamento e comunhão entre os envolvidos.

A utilização da internet nas várias esferas humanas mudou o modo de pensar das pessoas. Consequentemente, ela muda o nosso modo de pensar a fé. Somos convidados a pensar a fé no tempo e no espaço da rede. Enquanto na área cerebral e elétrica temos neurônios e fios conectados, nas redes temos pessoas conectadas. É um lugar de encontro de homens e mulheres.

Hoje, a grande parte dos fiéis encontra-se nas redes sociais. Por isso é um campo que não pode ser ignorado mais. Isso convida-nos a desenvolver uma metodologia de apresentação de Deus nesta área: cyberteologia.

No final do seminário, dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida, pediu aos participantes para se esforçarem a estudar, conhecer e divulgar o conteúdo do diretório de Comunicação da Igreja do Brasil. Os projetos da Pascom precisam ser simples e realizáveis, segundo a capacidade de cada grupo.

Cabe aos participantes voltar às suas comunidades e fazer uma formação presencial ou online dos agentes pastorais enquanto comunicação. Há uma necessidade urgente de profissionalizar os agentes de comunicação nas paróquias para serem competentes no seu trabalho.

Em sua consideração final, Spadaro, o principal palestrante do Seminário, observou que se nossa pastoral não for missionária, não será pastoral. Se for missionária é apostolada. Assim tem que acolher bem a todos. Pastoral da Comunicação não é um setor da Igreja, é para toda Igreja. Ela precisa comunicar e testemunhar a fé na vida da Igreja como um todo.

Fonte: Revista Missões

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