Alegria de evangelizar

Stephen Gichohi Ngari

No domingo, 18 de maio, mais de 70 jovens missionários da Consolata da região Santana participaram de um retiro no Recanto da Consolata, Zona Norte da capital paulista. Eles foram acompanhados pelos três ramos da família Consolata que trabalham na Animação Missionária Vocacional - AMV; leigos, religiosos e religiosas missionários da Consolata.

O retiro teve como objetivo explorar as riquezas do documento "Alegria do Evangelho" (Evangelii Gaudium), do papa Francisco. O primeiro passo neste caminho de procura da alegria verdadeira é o jovem se conhecer bem. Esse autoconhecimento revelará que a alegria não se encontra no abuso de coisas emocionantes, bebidas, drogas, aparelhos eletrônicos de última geração, moda massificante ou riquezas. A alegria verdadeira se consegue no encontro da pessoa com Jesus.

Depois da palestra, os jovens saíram para um momento de deserto, onde foram convidados a refletir sobre sua busca de alegria, os erros que fazem nesta busca e como podem partilhar sua alegria com os outros. Na oração do terço missionário, de maneira dinamizada, rezaram pelas situações diferentes nos cinco continentes. Além dos momentos de silêncio, oração e reflexão, os jovens participaram de momentos de confraternização e animação.
À tarde, foram convidados a pensar em situações missionárias presentes nas suas realidades. Quais são os jovens que eles encontram na vida cotidiana que precisam da alegria do Evangelho? Depois de identificá-las também pensar nos meios eficazes de se comunicarem com eles.

O surpreendente na dinâmica é a facilidade de jovens reconhecerem estes colegas dependentes de alegrias passageiras, os dependentes de álcool, drogas, os viciados nos aparelhos eletrônicos e também os desleixados. No final ficou claro que os evangelizadores eficientes e eficazes para o setor juvenil são os jovens mesmos. Eles assumiram o desfaio de realizarem na vida real o que encenaram.

A conclusão do retiro foi a celebração eucarística. Os jovens mostraram alegria de fazer comunhão não só entre eles, mas também com Jesus. E como sinal da bênção do dia, caiu a chuva enquanto se preparavam para voltar às suas casas.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

2 × dois =