Os Missionários da Consolata entregam a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima ??? Imirim SP.

Victor Mbesi Wafula

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima é fruto da prolongada ação missionária dos missionários da Consolata que teve início numa estrebaria, onde nas vésperas do Natal de 1948 foi celebrada a primeira missa. Nesse lugar, mais tarde, foi construída a capela dedicada a Nossa Senhora do Aviso, que, por sua vez, deu o lugar para construir a igreja de Nossa Senhora de Fátima. Durante esses anos, a área semi-rural foi transformada em bairros, um dos quais se chama Imirim. As Irmãs da Consolata construíram ao lado uma escola que aos poucos se tornou na mais importante do lugar e hoje funciona também, no período da noite, como faculdade.
No dia 16 de agosto de 1953 foi colocada a pedra fundamental da igreja que hoje se apresenta com o tamanho de uma catedral. Como lugar de acolhida e de oração sempre foi muito freqüentada e admirada por fiéis e bispos. A 30 de outubro de 1957 foi assinada a "ereção canônica" da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o Pe. Costanzo Dalbésio tomou posse como primeiro pároco, começando também um fecundo caminho de fé e de compromisso com os pobres.
Em 24 de dezembro de 1981, uma nova comunidade foi criada com capela e salão, a de São João Batista, com missa celebrada pelo pároco Pe. Costanzo Dalbésio.
Ao longo desses anos, os missionários da Consolata realizaram vários trabalhos pastorais e sociais, sempre guiados pelo Carisma e inspirados pelos dois pilares: Evangelização e Promoção Humana, formando no Imirim uma comunidade sempre atenta às situações missionárias do tempo. Como a Igreja está em "estado permanente de Missão" (Documento de Aparecida), a missão não pode parar. A vida da Igreja caracteriza-se no seu ser missionário. Depois de mais de 50 anos da presença dos missionários da Consolata na Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Imirim, na Região Episcopal Santana da grande Arquediocese de São Paulo, chegou a hora de partir conforme as decisões tomadas na Conferência Regional de 2.012.
A despedida aconteceu nas missas da manhã do dia 09 de fevereiro, celebradas pelo pároco padre Paulo Mzé, e às 18h30 foi oficialmente entregue à diocese na pessoa de Dom Sergio de Deus Borges na celebração Eucarística. A paróquia acolheu com grande expectativa o novo pároco, padre Dalmir Oliveira dos Anjos, e seu vigário, padre Eduardo Higashi. Padre Paulo da Conceição Fernando Mzé, vai assumir a direção da revista Missões e o vice-pároco, padre João Monteiro da Felícia foi destinado para Jaguarari, Bahia. Na celebração, o Bispo agradeceu imensamente aos missionários da Consolata pela presença significativa e consoladora na Região Episcopal e de modo especial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Fazendo referência às leituras do dia, o bispo fez um apelo à comunidade para participar ativamente da vida da Igreja, sem, todavia, pretender colocar nenhuma pastoral no centro da vida da Igreja, mas colocar o próprio Cristo. Devemos ser sal da terra e luz do mundo, mas sem atribuir a nós mesmos essas qualidades. Aos novos pastores empossados, o bispo fez apelo para que se comprometam com o verdadeiro serviço de pastores para guiar a comunidade no caminho de santidade.
Em nome do Conselho Pastoral Paroquial, o senhor Mario Matos dirigiu a palavra de agradecimento aos missionários da Consolata e deu as boas vindas aos novos padres diocesanos aos quais fez votos de sucesso na nova missão que lhes é confiada. Da mesma forma fez dona Maria Alice B. Varela, em nome da comunidade São José Batista, invocando as bênçãos de Deus e a proteção maternal da Consolata para os missionários e aos novos pastores.
Padre Moisés Roberto Facchini, vice superior dos missionários da Consolata, fez uma rápida recapitulação da caminhada missionária paroquial, feita desde seus primórdios. Fez um apelo a todos, especialmente aos jovens, para aceitar o desafio de serem missionários de Jesus Cristo. "Ser missionário requer muita fé, generosidade e espírito de sacrifício", salientou o padre Moisés. O missionário, além de recordar os missionários que se dedicaram, incansavelmente, ao povo desta paróquia, sublinhou a importância e a necessidade da fé na caminhada cristã. É pelo impulso da fé que se superam as dificuldades, que tudo o que parece impossível se realiza e que a missão não deixa de progredir. Os missionários que serviram a paróquia foram todos homens de muita fé, dedicação e generosidade.
O novo pároco assumiu com entusiasmo a nova missão, dando graças a Deus pela oportunidade e agradecendo os missionários da Consolata. Finalizou pedindo a oração de todos, pois a missão não é fácil.

Victor Mbesi Wafula, imc, é seminarista queniano em São Paulo, SP.

Fonte: www.revistamissoes.org.br

Deixe uma resposta

oito − dois =