Coreia do Sul: Evangelizar através do diálogo inter-religioso

Álvaro Pacheco

Uma das atividades principais dos missionários da Consolata na Coreia do Sul é o diálogo com outras religiões. Para tal, em 1999 foi criado o centro "Fonte de Consolação", o qual foi transferido de Bucheon (diocese de Incheon) para Yusong-dong, na diocese de Taejon. Esta mudança forçada (devido a um projeto habitacional do governo na área onde tínhamos o centro) levou-nos a um renovado empenho e zelo por esta importante dimensão da missão na Ásia.

Um ano após a inauguração do novo centro, ocorrida a 29 de outubro 2012, o responsável pela obra, padre Diego Cazzolato (missionário italiano e um dos pioneiros da missão IMC na Coreia), deu início a um curso de formação com o objetivo de criar um grupo de pessoas interessadas no diálogo em vista de um projeto mais amplo de encontro, conhecimento e diálogo com membros de outras religiões.

Esta formação consistiu de quatro encontros (2, 9, 16 e 23 de outubro) e nela participaram quatro religiosas, cinco leigos, um missionário moçambicano e um diácono diocesano que atualmente está pensando em se tornar missionário da Consolata. As temáticas dos encontros foram: o primeiro consistiu na apresentação dos objetivos do mesmo, da história do diálogo na Igreja com base em vários documentos papais e do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. O segundo encontro foi mais prático, com atividades de grupo relacionadas com os sentimentos relativos ao encontro com pessoas de outras religiões (medos e expectativas) e à apresentação dos quatro tipos de diálogo: o da vida, o das obras, o dos "profissionais" e o da partilha da experiência religiosa.

O terceiro foi centrado nas palavras mais importantes do diálogo: identidade e diferença, empatia e paixão, escutar e conhecimento do outro. Seguiu-se uma breve partilha em grupos sobre estas palavras e o modo como as aplicar na vida concreta de todos os dias. Finalmente, o quarto encontro foi uma experiência concreta de encontro e diálogo com pessoas de outras religiões. Para tal, foram convidados um monge budista zen, Ji-kwang, e uma monja do budismo "won" (budismo coreano), Lee Yo-sol, os quais são pessoas abertas ao diálogo. Todos ficaram satisfeitos com o resultado e ficou a promessa de continuarem a encontrar-se para mais formação, inserida num projeto o qual incluirá visitas a outros centros religiosos.

"Esta formação teve como objetivo lançar as sementes da criação de um grupo de Diálogo Inter-religioso com o qual poder elaborar e trabalhar um projeto sério e duradouro", afirma padre Diego.

Fonte: www.consolata.org

Deixe uma resposta

doze + doze =