Carta do Encontro de Delegados e Delegadas do Estado de São Paulo para o 13º Intereclesial das CEBs

Delegados e Delegadas das CEBs do Estado de São Paulo

"Deus nos dá a graça de começar, nos dá a graça de continuar. A graça das graças é não desanimar nunca" (Dom Hélder Câmara).

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2013, delegados e delegadas do Regional Sul 1 da CNBB, rumo ao 13º Intereclesial de CEBs, em número de 409, nos encontramos em Pirajuí, cidade do Rio do Peixe Dourado, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia São Sebastião, Diocese de Lins, da Sub Região de Botucatu.

Carinhosamente nos acolheu o Bispo de Lins Dom Irineu Danelon, a ele, nosso muito obrigado, igualmente agradecemos a presença em tempo integral do nosso Bispo Referencial e da diocese de Registro Dom José Luiz Bertanha. A todos e todas, nossa gratidão pelo carinho com que fomos acolhidos e acolhidas, nossa eterna gratidão a todos que tornaram possível este encontro.

Contamos com as assessorias dos Padres Nelito Dornelas e Benedito Ferraro, estudamos e refletimos o tema: CEBs: Justiça e Profecia no Campo e na Cidade e a Identidade das CEBs.

Nas orações, fizemos memória de todos os intereclesiais realizados neste chão de romeiros e romeiras de todos os cantos e recantos deste imenso país.

As Comunidades Eclesiais de Base devem ser sinais de esperança em meio às dificuldades encontradas no cotidiano da vida; ser como água revigorante, que dá força e vigor ao sofrido, alegre e esperançoso Povo de Deus.

Liz Marques e Edmundo Monteiro, nossos representantes na Ampliada Nacional, nos apresentaram as realidades e características de Juazeiro do Norte, cidade do Padre Cícero. Assim conhecemos um pouco mais da cidade e do modo de como seremos acolhidos e acolhidas na Centenária Igreja de Crato.

Padre Ferraro refletiu conosco sobre a Identidade das CEBs. Vimos o rosto das CEBs, nosso modo de ser e o que é preciso para ser uma CEBs. Quando falamos de CEBs falamos de fé e vida; CEBs não é pastoral nem movimento. CEBs são Igreja. O nosso compromisso social é a luta pela justiça.

Padre Nelito nos assessorou sobre o tema Justiça e Profecia no Campo e na Cidade. Trouxe-nos a reflexão sobre a necessidade de respirarmos o ar puro da Palavra de Deus para conseguimos lutar contra as injustiças do mundo.

Nos "ranchos" e "chapéus" aprofundamos os temas: CEBs e Espiritualidade Romeira; CEBs no Campo e na Cidade; CEBs e o Protagonismo da Juventude; CEBs a Serviço da Vida; CEBs e a Pratica da Justiça; CEBs e a sua Vocação Profética e CEBs e o Compromisso Missionário.

Ao anoitecer do sábado assistimos o documentário "Nos Caminhos de Juazeiro" e assim conhecemos ainda mais a religiosidade popular que move a Fé do Povo Romeiro, dos campos e cidades de nosso rico semiárido brasileiro e toda região Nordeste de nosso Brasil.

As Dores de Nossa Senhora e as alegrias dos sub-regionais do estado de São Paulo foram nossas orações do findar do primeiro dia.

Iniciamos o nosso domingo com a Celebração Eucarística, Memorial da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e a Memória da Caminhada das Comunidades de nosso Regional Sul1. Moções e reflexões nos motivaram a assumir o compromisso com as diversas realidades que vivemos.

Vivenciamos este momento agraciado na vida da Igreja, com o início do Apostolado do Papa Francisco, no qual refletimos sobre a necessidade de tornar-nos Comunidade de Comunidades, para que juntos e com a ajuda do Espírito Santo que tudo renova, possamos fazer que nossas comunidades sejam atuantes, ecológicas, resistentes e comprometidas na construção do Reino de Deus.

Às comunidades deste imenso Estado de São Paulo nossa saudação. Que a Senhora Aparecida ajude-nos a reacender a Paixão pelo Reino no Seguimento a Jesus e a sermos Portadores da Paz, da Alegria e da Esperança.

Que estejamos em comunhão e em oração com os romeiros e romeiras rumo ao 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais e Base do Brasil e do mundo, que será realizado de 7 a 11 de janeiro de 2014, aos pés da Serra do Araripe um dos poucos locais de área verde do Cariri no semiárido nordestino. Na Santíssima Trindade a melhor comunidade, vos abraçamos.

Delegados e Delegadas das CEBs do Estado de São Paulo.

Setembro de 2013, Mês da Bíblia, Ano da Fé.

Fonte: CEBs / Revista Missões

Deixe uma resposta

um × 1 =