Encontro de formadores do Instituto Missões Consolata na América Latina

Salvador Medina

Segunda-feira, 15 de julho teve início em Buenos Aires, Argentina, o encontro de formadores do Instituto Missões Consolata de toda a América Latina. Com a presença do vice-superior geral, padre Pendawazima, do conselheiro continental, padre Salvador Medina e dos missionários da Consolata responsáveis pela formação desde o propedêutico até ao término da teologia, o encontro terá a duração de uma semana, durante o qual se fará a partilha, a revisão, a reflexão e o planejamento para os próximos anos.

O encarregado da formação na região da Amazônia, padre Stephen Ngari e o responsavel pela formação no seminário filosófico de Curitiba, padre Job Masyula, não puderam viajar por causa da dificuldade em receber a autorização.

O objetivo fundamental deste encontro é refletir sobre a formação a partir do projeto missionário continental. O primeiro passo foi o da organização de um painel geral, a partir da exposição de cada região sobre as opções missionárias, feitas nas Conferências após o último Capítulo Geral. Assim, o grupo teve a oportunidade de construir uma visão geral em cada região e do que já sendo encaminhado: pastoral indígena, pastoral afro, pastoral das periferias urbanas, animação missonária e vocacional. Algumas comunidades regionais já estão realizando um bom trabalho nestas áreas de ação missionária.

Constata-se, porém, que há ainda algumas dificuldades em todas as circunscrições para liberar pessoal que queira se comprometer com essas escolhas, porque exigem condições de saúde e de muita dedicação. As opções são claras, mas a escassez de pessoal dificulta a execução com celeridade.

Chegou-se a uma conclusão: é necessário ter em mente as perspectivas dessas opções no caminho de formação para que nossos jovens se encantem com as opções "Ad Gentes". Para isso é necessário fazer a experiência de uma sólida espiritualidade missionária que impulsione os missionários na direção dos mais pobres e marginalizados.

Depois da partilha sobre a presença missionária no continente, passou-se a analisar o tema da formação. No México, estão sendo dados os primeiros passos neste sentido, com alguns jovens (as comunidades da Colômbia, da Argentina e Amazônia enviaram o relatório via internet e o Brasil apresentou o projeto que está sendo executado). Dois pontos de referência importantes são: a escassez de vocações na América Latina e o número preponderante de estudantes africanos no continente.

O passo seguinte diz respeito ao caminho formativo a ser impulsionado nos próximos anos: o estilo, as estruturas, a espiritualidade, a economia de comunhão e a transmissão de valores.

tradução: Pe. Joaquim Gonçalves

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

três × 5 =