Diácono: ministério do serviço

Domingos Forte

Com muita alegria vos apresentamos Stephen Njogu Wainaina e Philip Njoroge Njuma, naturais do Quênia, África, como os dois mais recentes diáconos da Igreja Católica e missionários da Consolata. A grande festa aconteceu no dia 19 de maio, na Praça de São Brás, Plataforma, em São Salvador da Bahia. Passavam já largos minutos das 9h00 quando foi anunciada a solene procissão de entrada. Dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba, Santa Catarina, presidiu a cerimônia, sendo acompanhado por um significativo número de missionários da Consolata, entre os quais Pe. Luís Carlos Emer, superior regional da congregação no Brasil, assim como alguns representantes do clero diocesano, irmãs, seminaristas e uma bem emoldurada assembleia.

Podemos dizer que este foi o dia que o Senhor fez para celebrar a vida, e, sobretudo, o que dá sentido à vida: a alegria de viver. Tudo saiu melhor que o sonhado: a praça estava limpa, bonita e acolhedora (normalmente está suja, confusa e ensurdecedora); os cantos soavam a harmonia e os gestos expressavam graciosidade e acolhida; as palavras comunicavam vida e esperança para este mundo que bem precisa; os trajes eram de gala e de festa; e até o clima, talvez por se tratar da festa de Pentecostes, ajudou: o vento soprou forte e a chuva caiu. Foi nesta atmosfera pentecostal que Philip pronunciou o seu "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6, 8) e Stephen expressou a sua gratidão àquele que deu forças a ele, Jesus Cristo, porque o julgou digno de confiança e o chamou ao ministério (1Tim 1, 12). O aplauso foi caloroso e emocionante.

Ambos darão continuidade ao trabalho de pastoral, exercendo o ministério diaconal em suas respectivas áreas de atuação: Philip, em Feira de Santana, na paróquia da Santíssima Trindade, bairro Feira X (10); e, por sua vez, Stephen seguirá na Paróquia São Brás da Plataforma, Salvador. Aos dois a nossa oração e que o fogo de Pentecostes continue inflamando jovens para a missão.

Fonte: Domingos Forte / Revista Missões

Deixe uma resposta

dois × 4 =