Papa, um gesto emocionante

Roberto Malvezzi (Gogó) *

Mais do que surpreendente, o gesto de Bento XVI é emocionante. Cercado de gente conservadora que ele mesmo promoveu, há tempos ele pensava em renunciar, mas vários de seus mais próximos sempre o desaconselharam. A renúncia era tida como um gesto de fraqueza. Na verdade, talvez seja o gesto de maior grandeza que tenha feito em toda sua vida.

A idade pesa. O cargo é exigente. Então, reconhecer os próprios limites e ousar dar um passo que não acontecia na Igreja Católica desde 1415 é mesmo histórico.

Muitos católicos - como eu - têm a sensação que nossa Igreja ainda não entrou no século XXI. Os grandes desafios humanos e do planeta no qual habitamos são temas secundários na agenda católica. Claro que muitos cristãos e muitas igrejas particulares já se lançaram sobre esses temas, caso da própria CNBB, mas falta o gesto profético da Igreja Universal.

Nada garante que o sucessor de Bento XVI tenha uma visão de mundo que o impila a sair dos muros do Vaticano, ou da própria Igreja, para cumprir seu papel de fermento, sal e luz para toda a humanidade. Claro que grande parte da humanidade também está de costas para qualquer iniciativa que venha da Igreja, mas, independente disso, a sua tarefa é promover o Reino de Deus e a sua justiça.

O gesto do Papa parece revelar um sopro do Espírito, humildemente acolhido. Quem sabe o Espírito venha em toda a sua plenitude.

* Roberto Malvezzi (Gogó), Articulista do Portal EcoDebate, possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

Fonte: Roberto Malvezzi (Gogó) / Revista Missões

Deixe uma resposta

um × quatro =