Campanha da Fraternidade e a Juventude

Rosemary de Ross *

"Os jovens como protagonistas da sua historia e da nova evangelização".

A juventude é o tema da Campanha da Fraternidade lançada este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com o texto base da CF 2013, o objetivo geral da campanha é "acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz".

Este tema da CF 2013 propõe uma reflexão sobre a atual condição dos jovens na sociedade e foi escolhido para este ano, em que o Brasil será a sede da Jornada Mundial da Juventude. O encontro reunirá jovens católicos de todo o mundo no mês de julho, no Rio de Janeiro, sendo que, a JMJ 2013 foi uma forma a mais encontrada para "unir a sociedade, a família e a igreja para que nossa juventude seja ouvida e respeitada, pois vivemos em uma sociedade de transformação".

O tema da Campanha é Fraternidade e Juventude e o lema é "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). Esta é a 50ª Campanha, realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma. No contexto do Ano da Fé, esta Campanha visa mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com os jovens, mostrando que eles são importantes protagonistas da sua historia e da nova evangelização, além de que podem contribuir de forma significativa para a construção de uma sociedade melhor.

Sabemos que são muitos os desafios enfrentados pela juventude nos dias atuais, como a violência, as drogas, o uso excessivo de bebidas alcoólicas, desemprego, crise de valores, crise pessoal, familiar e financeira. Muitos jovens perderam seus "pontos de referência" e com a desestruturação familiar ficam a mercê do que aprendem fora do seio da família, assim, valores como amor, amizade, honestidade, valorização do ser humano, educação e tantos outros, muitas vezes ficam esquecidos de seu mundo e a CF 2013 se propõe a refletir sobre a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades, convidando-os a se tornarem agentes transformadores da sociedade, da família, da Igreja, enfim, do meio em que vivem.

* Rosemary de Ross é formada em Letras e cursou Teologia para Leigos. Reside em Pato Branco - Paraná. É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.

Fonte: Rosemary de Ross / Revista Missões

Deixe uma resposta

quatro × 3 =