A Comissão Episcopal para a Missão Continental

Sidnei Marco Dornelas *

O projeto da Missão Continental tem sua origem na Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, que aconteceu em maio de 2007, em Aparecida (SP). Em seu documento final, encontramos esse apelo: "Este despertar missionário, em forma de uma Missão Continental, cujas linhas fundamentais foram examinadas por nossa Conferência, [...] esperamos sejam portadoras de riqueza de ensinamentos, orientações e prioridades" (DAp 551). Trata-se de uma firme decisão missionária assumida pela Igreja latino-americana de fazer com que todas as estruturas eclesiais, os planos pastorais de dioceses, paróquias e comunidades religiosas, movimentos e qualquer instituição na Igreja entrem num verdadeiro processo de "conversão pastoral".

A meta é fazer com que a Igreja inteira passe de uma pastoral de mera conservação a uma pastoral decididamente missionária, de maneira que possa abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favorecem a transmissão da fé (DAp 365). Nesse intuito, a exemplo de outras Conferências Episcopais do Continente, a Assembleia Geral da CNBB de 2008 deu a sua resposta a esse apelo de Aparecida ao aprovar o "Projeto Nacional de Evangelização": "O Brasil na Missão Continental". O seu propósito foi o de incentivar e apoiar as Igrejas Locais a assumirem concretamente as propostas firmadas na Conferência de Aparecida, e por isso seu conteúdo nada mais foi, desde o início, do que colocar Aparecida em prática.

Para realizar esse objetivo, a Assembleia Geral nomeou a Comissão Especial para a Missão Continental, ligada ao Secretariado Geral, e composta pelos seguintes bispos: dom Sérgio Arthur Braschi (presidente), dom Pedro Brito Guimarães, dom Adriano Ciocca Vasino, dom José Lanza Neto e dom Jaime Pedro Kohl, PSDP. Após um longo trabalho de divulgação do projeto, o grande momento de amadurecimento aconteceu com a realização da Semana Brasileira da Missão Continental, em setembro de 2010, a partir da qual iniciou-se um caminho de formação e aprofundamento dos conteúdos propostos por Aparecida às Igrejas locais do Brasil.

Na Assembleia Geral da CNBB de 2011, houve uma confirmação dessa caminhada pela sua inclusão na primeira urgência da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE §§ 35 e 78). Para dar continuidade ao trabalho realizado foi nomeada outra comissão especial: Dom Adriano Vasino Ciocca (presidente), Dom José Negri e Dom Jaime Pedro Kohl, PSDP. Trabalhando em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Comissão Episcopal para a Amazônia, esta equipe se apoia basicamente em três projetos: assessoria e formação a Regionais e Dioceses; o Encontro Nacional da Missão Continental, como ocasião de formação e articulação em nível nacional; a cooperação intereclesial, buscando acompanhar o diálogo entre Dioceses de fronteira da Amazônia Legal.

No Ano da Fé, a Comissão para a Missão Continental se vê confirmada na tarefa de ajudar a Igreja no Brasil a dar um rosto mais latino americano à Nova Evangelização.

* Sidnei Marco Dornelas, CS, é assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental.

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

14 + 16 =