Homilia dom Odilo na ordenação episcopal de dom Elio Rama

Odilo Pedro Scherer *

(seguindo o Pontifical Romano)

Caríssimos irmãos e irmãs,
Estamos felizes, realizando um ato importante na vida da Igreja.

Consideremos atentamente o ministério que vai ser confiado na Igreja a este nosso irmão, Mons. Élio Rama, eleito pelo Papa Bento XVI para ser Bispo de Pinheiro, no Maranhão..

Nosso Senhor Jesus Cristo, enviado por Deus Pai para salvar o gênero humano, escolheu os apóstolos e os enviou pelo mundo, a fim de que, cheios do Espírito Santo, anunciassem o Evangelho, santificassem e conduzissem os povos nos caminhos do Evangelho.

Para que este ministério permanecesse até o fim dos tempos, os Apóstolos escolheram colaboradores, aos quais, pela imposição das mãos, que confere a plenitude do sacramento da Ordem, comunicaram o Dom do espírito Santo, recebido de Cristo.

Assim ao longo das gerações, este dom inicial foi sempre transmitido, pela sucessão ininterrupta dos Bispos; e a obra do Salvador se prolonga e cresce até os dias de hoje.

No Bispo com os seus presbíteros está presente na Igreja o próprio Jesus Cristo, Senhor e Pontífice eterno. Pelo ministério do Bispo, é Cristo que continua a proclamar o Evangelho e a distribuir aos que crêem os sacramentos da fé.

Pela solicitude paternal do Bispo, é Cristo que incorpora novos membros à Igreja. Pela sabedoria e prudência do Bispo, é Cristo que conduz seu povo nesta peregrinação terrena até a felicidade eterna.

Alegremo-nos, pois, e demos graças a Deus por este nosso irmão, que nós, Bispos aqui presentes vamos associar ao colégio episcopal pela imposição das mãos.

Ele será, assim, ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus, pois a ele foi confiado testemunhar a verdade do Evangelho e o ministério do Espírito da santidade.

Lembremos sempre as palavras de Cristo aos Apóstolos: "Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos despreza, a mim despreza, e quem me despreza, despreza Aquele que me enviou".

Quanto a ti, irmão caríssimo, Élio Rama, escolhido pelo Senhor, lembra-te que foste tirado dentre os homens e colocado a serviço deles nas coisas de Deus.

O Episcopado é um serviço e não uma honra; o Bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado que pelas honrarias recebidas. Conforme o preceito do Senhor, aquele que é maior seja como o menor, e aquele que preside, como o que serve.

Prega, portanto, a Palavra de Deus, quer agrade, quer desagrade. Admoesta com paciência e desejo de ensinar.
Orando e oferecendo o sacrifício pelo povo que te foi confiado, procura haurir copiosamente da plenitude de Cristo as riquezas da graça.

No serviço da Igreja, distribui com prudência e guarda fielmente os mistérios de Cristo.

Escolhido pelo Pai para dirigir sua família, lembra-te sempre do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e é por elas conhecido; ele não hesitou em dar a vida pelo rebanho.

Ama com amor de pai e de irmão a todos aqueles que Deus te confiou, especialmente os Presbíteros e Diáconos, teus colaboradores no serviço de Cristo; e também os pobres e doentes, os peregrinos e migrantes.

Exorta os fiéis a colaborarem contigo na missão apostólica, e não recuses ouvi-los de boa vontade. Mostra um zelo incansável pelos que ainda não pertencem ao rebanho de Cristo, como se fossem entregues a ti pelo próprio Cristo.

Não te esqueças de que fazes parte Colégio dos Bispos no seio da Igreja inteira, unida pelo vínculo da caridade. Desta maneira, estende tua solicitude pastoral a todas as comunidades cristãs, sempre disposto a ajudar as mais necessitadas.

Vela, pois, por todo o rebanho dos fiéis a cujo serviço te coloca o Espírito Santo, para reger a Igreja de Deus, que está em Pinheiro: em nome do Pai, de quem és a imagem entre os fiéis; em nome do Filho, cuja missão de Mestre, sacerdote e pastor exerces; e em nome do Espírito Santo, que dá a vida à Igreja de Cristo e fortalece a nossa fraqueza. AMÉM.

* Odilo Pedro Scherer é cardeal arcebispo de São Paulo - 30.12.2012

Fonte: Odilo Pedro Scherer / Revista Missões

Deixe uma resposta

2 × 4 =