Graduação de pré-noviços da Amazônia

Stephen Gichohi Ngari

Realizou-se ontem à noite, dia 27 de dezembro, às 1900h, em Manaus, AM, a colação de grau dos candidatos ao Noviciado do ano que vem do Instituto Missões Consolata, província Norte do Brasil. Hugo Botelho, Inácio Cordeiro e José Menezes estavam entre os 14 formandos do curso de Filosofia da Faculdade Salesiana de Dom Bosco.

A cerimônia começou com a entrada solene dos formandos no auditório, acompanhados de seus paraninfos. Depois da abertura, proferida pela diretora, dra. Meirie Botelho de Oliveira, outros professores e convidados pronunciaram seus discursos.

Enquanto os outros fizeram discursos formais, citando os filósofos da várias épocas da história, o prof. dr. Laudato, do qual a turma assumiu o nome em homenagem, preferiu falar na informalidade. "Os formandos não devem ter medo de sujar as mãos. A Filosofia não se faz nas nuvens, mas na terra. Até quando não pisar no chão, a Filosofia não começa a funcionar". Outro desafio que o professor homenageado colocou para os formandos é ajudar o Brasil a ser um país de "ficha limpa", e não de ‘mensalão'. "A nossa sociedade precisa de transparência. A corrupção tem que ser vencida a todo custo". O renomado professor deixou para os presentes, exemplos de duas figuras atuais que se destacaram em vencer a violência pregando a paz: Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano.

Os três jovens farão o Noviciado na Argentina. Veja depoimento completo na matéria Jovens formandos do IMC, na Amazônia, testemunham sua vocação

Fonte: Stephen Gichohi Ngari / Revista Missões

Deixe uma resposta

19 + 14 =