Agradecimentos de dom Elio Rama em sua ordenação episcopal

Elio Rama *

Caríssimos irmãos e irmãs,

Ao finalizarmos esta solene Celebração Eucarística, quero agradecer a realização deste evento, tão cheio de fé e de vida, em primeiro lugar a Deus que nos convocou, e a todos vocês. As graças que Ele nos concede são preciosas e nos iluminam na nossa caminhada de discípulos missionários do seu filho Jesus Cristo que pela força do seu Espírito nos garante a vida para sempre.

Em primeiro lugar, agradeço a presença de todos os irmãos Bispos que, pela imposição das mãos, me conferiram o ministério Apostólico de Santificar, Ensinar e Conduzir (Reger) o rebanho que a mim é confiado:

1 - Vossa Eminência, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que desde o dia da minha nomeação me acolheu, animou e está presidindo esta Celebração.
2 - Dom Ricardo Pedro Paglia, Bispo Emérito da diocese de Pinheiro que serviu até hoje, durante 33 anos.
3 - Dom Dirceu Vegini, Bispo da Foz do Iguaçu, com quem tive a alegria de partilhar vários anos na caminhada formativa, desde o segundo grau até a teologia...
4 - Dom Gilberto Pestana de Oliveira, bispo de Imperatriz (MA), presidente do Regional Nordeste 5
5 - Dom Tomé Ferreira da Silva, atual bispo de São José do Rio Preto e que era bispo auxiliar da Região Episcopal do Ipiranga quando estava dirigindo o seminário da Consolata.
6 - Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo de Guarulhos com quem colaborei como pároco desta paróquia durante dois anos, nesta Região Episcopal Santana.
7 - Dom José Egito Soares Filho, bispo de Carolina, no Maranhão.
8 - Dom Giovanni Crippa, Bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, Missionário da Consolata.
9 - Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Região Santana.
10 - Dom Manuel Parrado Carral, bispo de São Miguel Paulista,SP.
11- Dom Servilio Conti, Bispo Emérito de Boa Vista,Roraima e Missionário da Consolata (96 anos).

Vossa presença é para mim motivo de alegria e de encorajamento, ao assumir esta tarefa tão grande e sublime.
Quero agradecer a presença do Padre Geraldo Lima Silva, Vigário geral da diocese de Pinheiro e o padre José Wilson Ferreira Pavão, chanceler da mesma.
Obrigado pela presença do padre Luigi Giuliani, representando o arcebispo de Trento, Itália, terra natal de minha querida mãe, Justina Fiorentini...
Minha saudação fraterna vai também para o Pe. Luiz Carlos Emer, atual Superior dos Missionários da Consolata no Brasil, e ao padre Sérgio Weber, atual superior dos Missionários da Consolata na Amazônia. Saúdo também todos os coirmãos, irmãs e missionários leigos da Consolata.
Saúdo os sacerdotes e Diáconos, Religiosos e Religiosas, seminaristas da Consolata e desta Arquidiocese.
Saúdo também as autoridades civis e militares que vieram participar pela sua solidariedade e fraternidade.
Saúdo os profissionais dos meios de comunicação, sobretudo da Rede Vida, por terem colocado na mídia esta celebração, dando a oportunidade para que muitas pessoas pudessem acompanhar este evento em suas próprias casas.

Há 28 anos que fui ordenado Sacerdote em minha terra natal, Três de Maio- RS. Foi então que escutei o chamado à Obediência pela segunda vez: "Ide e fazei discípulos meus todas as gentes". Deixei minha terra amada e, depois de alguns meses, já iniciava o trabalho missionário em Moçambique, na África, onde aprendi a melhor servir, caminhando junto com o povo. Foi o período em que se viviam momentos difíceis; a guerrilha que, por um lado e o regime marxistaleninista por outro, não nos davam liberdade para trabalhar. Foram 18 anos de trabalho incansável na pastoral, na formação no seminário (dois jovens desse tempo são missionários e estão aqui), como superior e animador da Província.
Voltei ao Brasil para trabalhar na formação dos estudantes de teologia no Seminário da Consolata, no Ipiranga. Essa tarefa e posição geográfica deram-me a oportunidade de servir pastoralmente a comunidade da capela das Irmãs do Santíssimo Sacramento e ajudar na Paróquia de Santa Paulina de Heliópolis. Também esse período foi de grande aprendizado com meu grande mestre e pastor, Dom Tomé, com os estudantes de teologia, com as Irmãs e com o povo simples da periferia.
Depois de uma passagem breve pelo Centro de Animação Missionária de Cascavel, onde aprendi muitas coisas, desde a convivência com o arcebispo, dom Mauro, até ao acompanhamento da Infância Missionária e dos adolescentes, os meus superiores me transferiram para a paróquia de Nossa Senhora da Penha, no Peri, onde nos encontramos. Foi um ano e meio de partilha e de aprendizado com este povo.
Só Deus sabe quanto eu aprendi com vocês, caros irmãos destes bairros. Obrigado!
E, outra vez, tive que deixar o terreno de ação pastoral para abraçar o serviço de superior do Instituto no Brasil. Foi mais um grande SIM que se juntou aos outros já vividos.
É este Sim que está expresso no lema que escolhi para minha missão episcopal: "Eu sei em quem acredito (ei)". Estas palavras têm sido para mim fonte de profunda inspiração, de força e confiança, ao longo da minha vida Missionária, desde os primeiros passos da vida sacerdotal.
Hoje, elas ecoam com uma força maior em meu coração, porque esta é a hora em que sou chamado pelo santo Padre Bento XVI, sem mérito algum de minha parte, mas só pela graça de Deus, a assumir uma Missão ainda maior, como Bispo, ao serviço do Evangelho e da Igreja.
"Sei em quem acreditei"! Minha resposta a este chamado é dado no contexto do Ano da Fé. As palavras do Papa na Carta Apostólica "Porta Fidei", com a qual se proclama o Ano da Fé, indicam o caminho a ser percorrido: como Bispo, sou chamado a fazer da minha vida um encontro pessoal com Cristo, cujo amor me atrai e impele a evangelizar (Cf. PF, 7 ). Com Ele, desejo acompanhar o povo que agora me é confiado, e fazer a minha parte para conduzi-lo, "para fora do deserto, para lugares de vida, de amizade com o Filho de Deus, Aquele que dá a vida, e vida em plenitude". (PF.2)
Estou indo para Pinheiro com o intuito de conhecer a realidade através da escuta e dando continuidade ao que está sendo feito no caminho da unidade, do compromisso para que Jesus seja luz na vida de todos.

Como conclusão destas minhas palavras, quero prestar uma homenagem toda especial aos meus pais, que já se encontram junto de Deus e certamente vivem este momento de alegria. A eles minha gratidão pela fé que me transmitiram e pelo testemunho de vida que deixaram na memória de todos os que os conheceram. Minha gratidão aos meus irmãos, irmãs, cunhados, cunhadas e sobrinhos, sempre presentes na minha vida. Obrigado pelo vosso apoio e compreensão. Obrigado pelos meus tios e primos, tanto do Brasil como da Itália. Vamos continuar unidos por estes laços familiares que nos unem, segundo o exemplo da Sagrada Família cuja festa hoje celebramos.
Mais uma vez o meu agradecimento pelo casal Anna e Alessio Perletti, que foram e continuam sendo meus pais, meus irmãos, meus amigos ...
E a todos os meus coirmãos e irmãs Missionários/as da Consolata, que sempre me apoiaram, compreenderam e me fizeram crescer na Fé, na vida religiosa e missionária, especialmente ao Pe. José Radicci que me acolheu no seminário, meu agradecimento.
Minha gratidão ao povo da diocese de Santo Ângelo, aos paroquianos de Três de Maio minha paróquia de origem, ao povo da paróquia da Rocinha e Bordado, onde nasci e cresci, convivendo com tantas pessoas de bem... aos meus professores aqui representados pela primeira professora, dona Nilce Bazanela Corteze... e seu esposo, Sr. Antônio.
Meu agradecimento a vocês que vieram do Ipiranga, de Heliópolis e da comunidade das Irmãs do Santíssimo Sacramento... pelo muito apoio que vocês me deram durante seis anos que fui capelão.
Povo do Mandaqui, caros paroquianos da Penha, desta comunidade de São Marcos... não tem coisa melhor do que partir com cada um de vocês no coração. Obrigado por tudo o que vocês fizeram e viveram comigo... OBRIGADO pela vossa doação, amizade e colaboração.
A todos os que colaboraram direta ou indiretamente para que esta celebração pudesse ser vivida da melhor forma possível, a liturgia bem preparada, o acolhimento de todos vocês que vieram participar, o meu muito obrigado.
Continuarei precisando do vosso apoio com orações, e peço ao Apóstolo São Paulo que me dê mais confiança no Senhor, ao Bem-Aventurado José Allamano que me conserve sempre com forte ardor Missionário e que a Mãe Consolata me ajude a responder sempre com o Sim quando for necessário.
"SEI EM QUEM ACREDITEI"! Hoje me coloquei de novo nas Mãos de Deus e me deixo conduzir por Ele...
QUE O SENHOR VOS ABENÇOE A TODOS!

* Elio Rama, imc,  é bispo de Pinheiro, MA. Íntegra do discurso proferido na missa de ordenação episcopal, dia 30 de dezembro de 2012, Igreja São Marcos, comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha, SP.

Fonte: Elio Rama / Revista Missões

Deixe uma resposta

17 − quinze =