O Conselho Continental da Consolata na América

P. K'Okal, imc

A realização da Conferência Regional da América do Norte terminou com a ordenação sacerdotal do diácono Peter Turrone, missionário da Consolata, na cidade de Toronto, Canadá, no dia 1 de setembro, e logo a seguir começou o encontro dos superiores do continente americano, chamado Conselho Continental, que ocorreu até o dia 9 de setembro.

O 12º Capítulo Geral, celebrado em Roma em 2011 decidiu constituir uma instância de coordenação missionária continental que denominou "Instrumento Continental", constituído pelos superiores do Continente cujo papel é "pensar, discernir, programar e valorizar aquilo que diz respeito à missão continental dos missionários da Consolata".

Entre outras coisas, seu papel principal consiste na busca e elaboração de linhas de um projeto missionário continental comum. A partir das linhas e horizontes propostos pela Direção Geral, essa instância de decisões já tem a denominação de Conselho Continental.

Os superiores das Regiões do Continente chegaram a Toronto a tempo de participar da ordenação sacerdotal do diácono Peter na paróquia de Saint Andrew´s em Toronto.

A Região da Amazônia não pode marcar presença neste encontro por ter havido problemas na obtenção do visto de entrada. Mesmo assim, foi possível a comunicação com a Região da Amazônia, via Skype.

O Superior de cada circunscrição teve a oportunidade de partilhar o caminho missionário de sua Região como base de reflexão em vista da busca de um caminho missionário comum. Este primeiro encontro tem a vantagem de poder oferecer o projeto de decisões já tomadas nas Conferências, já realizadas em cada país.
Além dos superiores regionais, participaram neste encontro o Superior Geral, padre Stefano Camerlengo, o vice-superior geral, padre Dietrich Pendawazima e padre Salvador Medina, representante da Direção Geral no continente americano.

Fonte: P. K'Okal, imc

Deixe uma resposta

15 + dezoito =