JMC participam de Retiro Missionário em Feira de Santana, Bahia

Markos Tamrat

"Jovem: vem e segue-me".

Aproveitar o feriado da Independência para refletir sobre o seguimento a Jesus Cristo. Foi o que fizeram 60 Jovens Missionários da Consolata entre os dias 6 e 9 de setembro, na Casa de Retiro Recanto Maria de Nazaré, na cidade de Feira de Santana, Bahia, para uma experiência de Deus, colocando-se em estado de oração, à luz do tema: "Jovem: vem e segue-me". Os jovens eram provenientes de diversas comunidades do estado onde atuam os missionários da Consolata: Jaguarari, Monte Santo, Feira de Santana e Salvador.

O retiro teve início com uma celebração eucarística, na qual, padre Tamrat, imc, animador vocacional na Bahia, convidou os jovens a se "colocarem em estado de oração e a deixarem que a ação do Espírito Santo os modelasse, que não deviam se conformar com as tramas do mundo, e que o chamado de Deus deve estar sempre vivo no sim, que cada um vai responder e assumir com liberdade".

O objetivo do retiro era fazer com que os jovens se sentissem atraídos por Jesus, assumindo com maior intensidade o chamado de Deus na vida deles. Sem dúvida, tratou-se também de um tempo privilegiado para uma experiência de oração, onde se sentiram motivados a renovarem e fortalecerem sua identidade, como jovens missionários aptos a atuarem em situações diversas e a atraírem outros jovens.

Sob a orientação de Irmão Raimundo, religioso jesuíta, refletiram que para seguir Jesus é preciso fazer a pergunta: quem sou eu? Trata-se de uma leitura do evangelho de Mateus (Mt 16, 13-17), onde Jesus pergunta: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Essa atitude levará a cada um a perceber que mesmo diante de seus valores e limitações é preciso admitir que Jesus é o Senhor e que é preciso conhecer a Deus, e deixar que Ele também nos conheça.

Ao longo do retiro, os jovens refletiram sobre a dimensão de sua participação no projeto de Jesus, e como grupo de Jovens Missionários da Consolata, devemos entender que a experiência de Deus vivida pelo grupo, deve passar pela experiência individual e assim estabelecer um processo de unificação entre ambos. O chamado exige uma resposta e essa deve ser na mais expressiva atitude de discípulos/as de Jesus, livres para amar e que não nos conformemos com os esquemas do mundo.

Os jovens foram convidados através de atividades em grupos, a nomearem fatos e situações concretas que os distanciam de Deus. Na mais expressiva liberdade, apontaram esquemas impertinentes que dificultam esse processo de conversão. A pergunta a ser feita agora é, quem é Jesus? Sabemos que não é fácil segui-lo, mas queremos, essa é a nossa atitude e propósito.

Os jovens também foram motivados a estarem atentos às demandas da sociedade atual, para que a fé deles em Cristo, não fique no mundo da superficialidade, mas que obtenha sinais de Deus e comprometimento com as causas de consolação; por isso é fundamental fazer essa abertura e deixar Deus acontecer em nossas vidas.

Certamente a experiência vivida pelos jovens durante estes dias de retiro, proporcionou a eles momentos fortes de oração, dando-lhes suportes para reafirmarem sua fé cristã. Destacamos as celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo e o exercício da Lectio Divina, como momentos fortes vivenciados por todos.

A nossa missão agora é rezar para que Deus continue despertando no coração da juventude o desejo de segui-Lo, e assim, cada um possa tornar-se um bom discípulo e uma boa discípula missionária de Cristo, identificado com a sua missão.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

5 × 1 =