O mês de maio

Jaime C. Patias *

No mês de maio destacam-se duas datas significativas: o Dia dos Trabalhadores e o Dia das Mães. O mundo capitalista e neoliberal vê morrer de fome 70 mil pessoas a cada dia, um em cada três trabalhadores está desempregado, número que pode atingir este ano a cifra de 200 milhões de pessoas. A crise em curso não é só econômica, mas também, humana e ética. O trabalho, em sua expressão clássica, está agonizando. Coexistem tecnologias de ponta e formas de trabalho arcaicos.

O trabalho consistente com perspectivas de futuro dá lugar a uma série de "bicos" incertos e mal remunerados. Críticos propõem uma economia do trabalho social e comunitário capaz de criar um mundo inclusivo, com a participação ativa de todos que prioriza o "ser" e não o "ter".

Em tempos difíceis, normalmente quem carrega o maior peso são as mulheres. A elas a nossa gratidão e reconhecimento pela nobre missão de gerar e cuidar da vida. Na Igreja o mês de maio é consagrado a Maria, Mãe de Deus e nossa. Mulher equilibrada, nem submissa, nem tampouco aquela rainha em trono de ouro, distante do povo como aparece em alguns relatos e imagens. Maria de Nazaré soube colocar-se à disposição de Deus com espírito de fé e compromisso. Ela simboliza todos os seres humanos abertos à ação de Deus na história e por isso é modelo de discípula missionária. As comunidades cristãs e famílias recitam o Rosário da Virgem Maria que pelo seu conteúdo e tradição, se tornou uma oração evangélica, cristocêntrica, eclesial, contemplativa e por fim, uma oração dos pobres.

Em meio a grandes mudanças surgem novas fronteiras, novos desafios, novos areópagos e a Igreja, atenta ao seu dever de evangelizar, precisa estar em estado de Missão permanente. Necessitamos de discípulos que aprendam a lição do mestre e missionários corajosos que levem a Boa Nova para além das "quatro paredes" entre as quais tantas vezes nos fechamos. Jesus já advertira os discípulos de que era necessário sair, lançar-se na missão, e não se trancar, com medo.

* Jaime Carlos Patias, imc, é diretor da revista Missões.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezesseis + 1 =