Maio: Bebamos do Amor da Mãe ?? Maria

Fabiano Kleber Cavalcante *

Meus queridos amigos e amigas, irmãos na fé e caminhada, quero compartilhar com vocês um sentimento que vejo cada vez mais presente ao nosso redor, sobre a devoção e gratidão à Nossa Senhora - mãe de Deus e nossa Mãe. É mais do que necessário voltarmos às nossas origens e nos reeducarmos para esta que é a Mãe por excelência.
Aproximar-mo-nos da figura de Maria é fascinante. Ela é como que um espelho do qual irradia a luz de Cristo em diversidades e cores.

Hoje mais do que nunca se faz necessário que olhemos para a nossa história para reconhecer a participação e profundidade da nossa querida Mãe no meio de nós.
É sabido que estamos diante de muitos desafios, dentre eles sabemos que pessoas estão trabalhando para a não manutenção das datas referentes ao culto e devoção à Nossa Senhora. Datas estas que desde o início acompanham a nossa história, a história do povo brasileiro.
Mas nenhum desafio é tão urgente e necessário quanto o de resgatar a presença de Nossa Senhora em nossas comunidades, grupos, movimentos e pastorais, e porque não, até entre os cristãos, sejam católicos ou não.

Vejam que, se nós que assumimos Jesus Cristo, filho de Maria, como Senhor, Redentor e Salvador, não valorizamos e respeitamos sua mãe, quem poderá elevar a ela esta honra e respeito? É preciso acordar para os sinais dos tempos, e reeducar os cristãos a terem um carinho especial por Maria, Mãe de Cisto, da Igreja e nossa.

Nós (Diocese de São José dos Campos) estamos a uma hora do Santuário Nacional de Aparecida, e mesmo assim, é de se contar, quantas vezes nos colocamos a disposição para devotarmos nossa gratidão e carinho por Maria. Perdeu-se o entusiasmo e motivação pelas romarias, e sabemos que são poucas as paróquias que cativam seus fiéis a peregrinarem até o Santuário.

As romarias, mais do que uma peregrinação, são um momento de nos reunirmos como família e rezarmos juntos com a Mãe. Hábito que poucas famílias ainda sustentam em suas casas, já que o tempo que se gasta com a família hoje é o mínimo, ou seja, não se tem tempo para o diálogo e a oração em família, e até mesmo para a convivência. A casa tornou-se um lugar apenas para se dormir.

Vejo que, como filhos, somos muitas vezes ingratos, precisamos nos aproximar mais deste Santuário Mariano, e assim, enriquecer mais nossa vida cristã. Como Cristãos, temos um canal que pode nos favorecer a proximidade com Cristo, este canal é Maria, pois com certeza, aquilo que a Mãe pede, um filho obediente atende.

Este mês de maio nos convoca a nos aproximarmos de Maria, e assim, através de diversos títulos dirigidos a ela neste mês (13 - Nossa Senhora de Fátima; 24 - Nossa Senhora Auxiliadora; 26 - Nossa Senhora de Caravágio; 31 - Nossa Senhora da Visitação), experimentar o carinho, o afeto e amor de todas as Mães. Por isso, neste mês mariano, convido a todos para celebrar juntamente com todas as paróquias "marianas", e se possível, por que não, fazer uma visita à casa da mãe Aparecida, através das romarias e peregrinações que teremos na Diocese.

* Fabiano Kleber Cavalcante - Assessor diocesano das CEBs - Diocese de São José dos Campos - SP.

Fonte: Informativo ??Lá vem o trem das CEBs

Deixe uma resposta

quatro × um =