Tradicional Caminhada Penitencial reúne multidão de fiéis em Salvador

Michael Mutinda

Uma multidão de fiéis da arquidiocese de Salvador, Bahia, se reuniu no terceiro domingo da Quaresma (11/3) para a famosa Caminhada Penitencial, atividade particular em todo Brasil que congrega os fiéis para rezar e fazer caridade. Este ano, a caminhada começou às 6h30, com duas celebrações eucarísticas: uma presidida por o bispo auxiliar Dom Gilson na igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro do Lobato, o mais antigo nesse evento, e que reúne os católicos da região da Suburbana. A outra celebração aconteceu em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio e foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, scj. No final das missas, todos saíram em procissão e se encontraram no Largo dos Mares, de onde seguiram até a igreja do Senhor do Bonfim.

A procissão da caminhada é marcada por demonstrações de fé e devoção, além de símbolos que resumem a espiritualidade quaresmal, como a cruz que sai da suburbana, símbolo de penitência e solidariedade com o sofrimento do povo baiano e todo povo de Deus, a doação de alimentos às Obras Sociais Irmã Dulce e a bênção da água.

Tradição e fé do povo da suburbana
A belíssima tradição e a fé católica do povo que criou esta caminhada, no início reunia em torno de 5 mil pessoas, em meados da década de 80. Os fieis das paróquias da região Suburbana saíam em procissão até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, arrecadando doações para as obras Sociais de Irmã Dulce como gesto de doação e solidariedade no tempo da quaresma. Em 1989, o então arcebispo de Salvador, dom Lucas Moreira Neves, oficializou o evento Quaresmal, hoje considerado um dos mais importantes no calendário litúrgico baiano, que neste ano reuniu 200 mil pessoas.

"Há anos que eu participo desta caminhada; ajudo carregar água junto com os jovens, canto, louvo e caminho com essa fé. Este ano Deus me deu mais força, coragem e fé para estar aqui. É um ato muito importante, principalmente para quem pode caminhar porque é uma hora que você se desprende do mundo. Hoje eu estou aqui servindo a Deus na Caminhada Penitencial", comentou a jovem Suiá, paroquiana de São Brás de Plataforma.

No final da caminhada, já na Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, o povo rezou o terço e recebeu a benção dos seus pastores: dom Murilo, dom Gregório e dom Gilson. Cantado o tradicional hino do Senhor do Bonfim, "... desta sagrada colina, mansão da misericórdia, dai-nos a graça divina, da justiça e da concórdia..." todos se despediram para continuar vivendo a graça da quaresma nas suas comunidades.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

11 + 13 =