Protagonismo Jovem

Anuar Battisti *

Na alegria de ter acolhido jovens de todos os Estados do Brasil, realizando o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude aqui em Maringá, somos imensamente gratos a Deus e a essa juventude que fez e faz a diferença.

Creio que este encontro foi uma oportunidade única para dinamizar, conscientizar e entusiasmar os jovens na missão de evangelizar. Nestes dias não se tratou de converter ninguém, e sim reacender o fogo da missão de jovens protagonistas de um novo modo de ser, no mundo e na Igreja. Fiquei impressionado com a disposição e a garra de todos. Posso dizer que foi um marco referencial na ação evangelizadora dos jovens, marcado pela mística evangélica, pela reflexão e partilha, pela amizade e a ousadia de amar sem medida.

Na luz da Palavra de Deus: "Tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim" (Jo 13, 1), os jovens foram envolvidos desde as suas dioceses na dinâmica de dar a vida, não importando as distâncias, o cansaço, as acomodações, o alimento diferente, o espaço restrito, enfim, o que deixou marcado foi a alegre adesão em construir juntos a dinâmica de cada dia.

Essa marca da disponibilidade, do desprendimento, do lançar-se no desconhecido e fazer o protagonismo foi vivenciada na visita missionária realizada em doze paróquias durante um dia todo. Seja a comunidade como os jovens, que sentiram uma forte sintonia de fé, de acolhida e de compromisso na missão.

Essa experiência missionária de enfrentar o desafio do desconhecido para criar relacionamentos novos, anunciar uma boa notícia, também vivenciei no início deste mês, quan do fui conhecer o projeto "Jesus no Litoral", realizado por 450 jovens da Renovação Carismática Católica de todo o Paraná, durante 10 dias. Que encantadora ousadia de nossa juventude! Que força transformadora impressionante! Que coragem de falar e gritar a todos o amor de Deus!

Enviados dois a dois, os grupos abordavam as pessoas na praia, falavam da experiência que tiveram com Jesus, proclamavam em poucos minutos o projeto de salvação e convidavam a orar e seguir os caminhos do Mestre. Essas iniciativas só podem ser coisas de Deus, que age no coração desta juventude ousada e cheia de iniciativa. Não podemos duvidar da força evangelizadora, do protagonismo que a juventude leva no coração.

Precisamos confiar mais, acreditar mais, abrir espaço, dar voz e vez aos jovens na Igreja e na sociedade. O mundo não está perdido, os jovens não estão perdidos. Há muita gente querendo e dando a vida por um mundo novo. A ação de Deus acontece fora dos esquemas preestabelecidos, das fórmulas e preceitos, dos programas e projetos que pensamos ser os únicos válidos para evangelizar.

Tanto o 10º ENPJ como o Projeto de Jesus no Litoral foram sinais visíveis da manifestação do Espírito Santo agindo nos corações dos jovens. A missão continua. O protagonismo acontece nas mais variadas realidades de nosso País. É preciso ousar, não sozinhos. Juventude querida, "na ciranda da vida, nossa missão é amar sem medida".

* Dom Anuar Battisti é arcebispo de Maringá (PR).

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

doze − doze =