Padre Hilário Dick e a socióloga Carmem Lúcia são homenageados pela juventude reunida em Maringá - PR

Jaime C. Patias

O padre jesuíta, Hilário Henrique Dick, 74 anos, doutor em Literatura Brasileira e a socióloga Carmem Lúcia Teixeira, coordenadora da Casa da Juventude Padre Burnier de Goiânia - GO, foram homenageados pelos participantes do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - 10º ENPJ, que acontece em Maringá - PR, desde o dia 08 de janeiro.

Padre Hilário Dick e Carmem Lúcia ajudam a coordenar o Projeto de Revitalização da Pastoral da Juventude com especial atenção para a sistematização da nova edição do livro "Civilização do Amor". O reconhecimento veio dos trabalhos que os dois realizam e pela sua dedicação à causa da juventude no Brasil e na América Latina há mais de trinta anos.

Confira também: Pastoral da Juventude revisita o Concílio Vaticano II

Projeto de revitalização da Pastoral da Juventude é tema de painel

Participantes do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude são enviados em Missão

Vídeos no Site da PJ Nacional

Carmem Lúcia é natural de Pires do Rio - GO, foi assessora do Setor Juventude Nacional da CNBB, é socióloga e autora de vários artigos sendo uma das maiores referências para a Juventude na América Latina.

Padre Hilário foi assessor nacional da Pastoral da Juventude entre 1981 e 1983. Pesquisador do Instituto Humanitas e também foi coordenador das primeiras edições do Curso de Pós-Graduação em Juventude - parceria entre o IPJ e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, que atualmente funciona em Goiânia - GO, onde faz parte de seu corpo docente. Foi um dos idealizadores do IPJ - Instituto Pastoral da Juventude de Porto Alegre, um dos institutos juvenis de caráter inter-congregacional pioneiros no Brasil. Um dos colunistas da Revista "PJ a Caminho" de responsabilidade do IPJ, atualmente substituída pela Revista "Redemoinho" de responsabilidade da Rede Brasileira de Institutos e Centros Juvenis. Tem vários artigos e livros publicados sobre o mundo juvenil, entre os quais "Cartas a Neotéfilo - conversas sobre assessoria para grupos de jovens" e "O Divino no Jovem - Elementos Teologais para a Evangelização da Cultura Juvenil".

Durante a cerimônia os jovens rodearam padre Hilário e Carmem Lúcia e, abraçados cantaram, "Tocando em Frente", uma das composições de Almir Sater. Dirigindo-se aos jovens, padre Hilário agradeceu e destacou a importância de viver a mística e o profetismo. "Celebrar a Eucaristia é comer e beber a nossa própria utopia", disse, conclamando os jovens a se manterem firmes na caminhada.

"Precisamos encantar, ouvir o clamor e entender nossa juventude para transformar a realidade", destacou Carmem Lúcia emocionada.

Nesta sexta-feira (13), a programação do Encontro que acontece no Centro de Formação Bom Pastor, em Maringá, PR, e conta com a participação de mais de 600 jovens, abre espaço para refletir e partilhar os Projetos Nacionais da PJ. O Encontro segue a conhecida metodologia do Ver, Julgar e Agir. A proposta é partilhar as ações em torno de seis Projetos Nacionais.

As atividades encerram neste sábado (14) com uma celebração Eucarística seguida de uma Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens que percorrerá as ruas de Maringá.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

2 + cinco =