Uma vida pela Igreja

Geovane Saraiva *

Agradecemos ao bom Deus o dom maravilhoso da vida do Monsenhor André Viana Camurça, que após de combater o bom combate, terminar sua corrida e guardar a fé (Gl 4, 7), foi chamado ao seio do Pai aos 98 anos de idade, vividos e bem vividos, na manhã deste dia 02 de agosto deste ano 2011.

O nosso querido Monsenhor Camurça recebeu a missão de anunciar o Evangelho da salvação, falando ao mundo da importância da fé e esperança, ao mesmo tempo em que abriu para os habitantes deste mesmo mundo, em que nele estava inserido, as portas do Redentor, nos seus 76 anos de ministério sacerdotal (1935-2011), na nossa Arquidiocese de Fortaleza.

No seu jeito simples de viver, seu amor era para com todos, indistintamente, embora uma característica sua fosse muito peculiar: de está sempre do lado dos colegas sacerdotes, nunca se acovardando quando alguns sacerdotes passavam por dificuldades. Quando o mar era agitado e o vento era contrário, lá se apresentava o querido Monsenhor Camurça, com sua eficiência e generosidade, na qualidade de Vigário Geral, para acalmar as tempestades.

Vivamos nós animados pela esperança, no exemplo deixado por este homem profundamente marcado pela graça de Deus, que arregaçou as mangas e partiu para o campo de trabalho, com a missão de anunciar as maravilhas do Senhor, indo ao encontro de uma porção de homens e mulheres, jovens, idosos e crianças, necessitados do amor e da bondade de Deus, sendo-lhes sal da terra e luz do mundo. "Muito bem servo bom e fiel, como foste no pouco, irei te constituir no muito, entra na alegria do teu Senhor" (MT 25, 2).

Homem da qualidade de Monsenhor Camurça, nos dons, talentos, habilidades e persistência, não surge de um dia para o outro. Ele que gostava de falar de seu berço familiar e da sua querida mãe, da sua formação no Seminário da Prainha, convivida em parte com de Dom Helder, mas, sobretudo, de seu edificante trabalho como padre em Fortaleza. Ele que foi uma pessoa certa numa hora certa, nesta Igreja pela qual deu a vida, antes e depois do Concílio Vaticano II, que Deus seja louvado! O nosso muito obrigado!

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

Deixe uma resposta

1 × cinco =