Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos

Alfredo J. Gonçalves , CS*

Como de costume, realizou-se no dia 6 de agosto, no Santuário de Itaci, município de Carmo do Rio Claro - MG, a grandiosa Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Compareceram dezenas de milhares de pessoas, vindas de todos os municípios adjacentes e de outros lugares mais afastados. Não poucos romeiros, mesmo de grande distância e com sacrifício, chegavam ao Santuário a pé, para cumprir suas promessas.

Comemorações, encontros, espírito de fé e de esperança marcaram fortemente o clima da festa. As missas, celebradas a cada hora e meia, tiveram início às 5 horas da manhã, prolongando-se pelo restante da jornada, sempre com grande afluência de fiéis. A procissão com a imagem do Bom Jesus dos Aflitos, reuniu uma grande multidão, sinal da devoção popular pela bondade, misericórdia e compaixão do Mestre - mensagem central do Evangelho.

Essa mesma devoção, aliás, se reproduziu em diversas festas ao Senhor: Bom Jesus dos Migrantes, Bom Jesus de Pirapora, Bom Jesus da Lapa, e assim por diante É a mesma devoção que faz do Sagrado Coração de Jesus e do Sagrado Coração de Maria a pátria dos aflitos e indefesos, dos doentes e fragilizados, dos migrantes e exilados... Enfim de todos os que carregam um fardo pesado demais sobre os ombros. Em meio às multidões órfãs, solitárias e perdidas, Jesus revela o Reino de Deus como a pátria definitiva daqueles cuja cidadania, cujos direitos básicos e cuja dignidade humana estão ameaçadas.

Na Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, vale destacar a presença de Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo da Diocese de Campanha - MG, à qual faz parte o Santuário de Itaci. Além disso, estiveram presentes vários sacerdotes, quer padres diocesanos, quer os missionários scalabrinianos que se deslocaram de São Paulo para ajudar na cerimônia. O trabalho foi, ao mesmo tempo, intenso, alegre e compensador: missas, bênçãos, confissões e atendimento contínuo.

Em nome da Província São Paulo, registramos aqui nosso sincero agradecimento aos romeiros que, aos milhares, compareceram ao evento; ao bispo diocesano, por seu zelo e seu esforço; aos padres e missionários que marcaram sua presença evangelizadora junto aos fiéis. De modo especial, agradecemos a todos os que, de uma forma ou de outra, trabalhavam para o sucesso da festa, particularmente os padres da Comunidade Local de Itaci, Leonir Peruzzo e Camilo Maforte, responsáveis junto à Diocese de Campanha pelo Santuário e pela Pastoral dos Migrantes.

Como ponto final, em pleno mês de agosto, mês das vocações, vale sublinhar a importância vocacional que se manifesta no espírito dessas festas. Toda vocação constitui um apelo de Deus que se cultiva na intimidade e no coração do Bom Jesus. Dom do Pai que leva ao seguimento do Filho. Chamado do Pai que requer uma resposta na busca pessoal e única de cada um.

* Alfredo J. Gonçalves, CS, superior provincial dos missionários carlistas e assessor das pastorais sociais.

Fonte: www.provinciasaopaulo.com

Deixe uma resposta

1 × três =