Viva a vida

Maria Regina Canhos Vicentin *

A vida é para ser usufruída em sua plenitude. Incrível como conseguimos desperdiçar momentos preciosos correndo atrás de coisas que nada acrescentam de bom em nossa caminhada. Às vezes, precisamos refletir acerca do que realmente nos faz bem. Conhecendo melhor nossos sentimentos e aspirações podemos fazer escolhas adequadas e alinhadas com nossos objetivos. Recentemente, participei de uma entrevista que versava sobre a compulsão por compras. Fiquei imaginando como nos deixamos escravizar pelo consumismo. Compramos coisas que são, muitas vezes, absolutamente desnecessárias, apenas para nos encaixar num modismo passageiro. E tem gente que sofre por não conseguir adquirir essas coisas desnecessárias que mencionei.

Puxa, a vida é muito mais que isso. A vida acontece em cada instante. No nascer do sol, no desabrochar de uma flor, no sorriso de alguém que renova suas esperanças, no olhar receptivo, no abraço acolhedor, nas mãos que afagam. Não é possível que deixemos de reparar em todas essas maravilhas apenas para trabalhar loucamente e comprar o mais novo lançamento de qualquer coisa que inventaram para pegar o nosso dinheiro. A gente corre muito para ter tempo de gozar a vida, quando na realidade ela acontece a cada momento. Precisamos diminuir o ritmo para ouvir os sussurros de nossa consciência. Ela não consegue se manifestar em meio a tanta inquietação e desassossego.

Pare. Olhe ao redor. Perceba-se. Escute seu coração. Compreenda seus anseios. Pergunte-se o que você tem buscado nesta vida tão breve. Entenda que sempre é tempo de recomeçar, e que ninguém é obrigado a continuar trilhando um caminho de esgotamento físico e mental. A alegria está presente nas coisas simples. Você não precisa de muito dinheiro para ser feliz. Livre-se das amarras opressoras de uma série de imposições que você mesmo permitiu que transformassem a sua vida numa sucessão de obrigações. A vida tem de ser vivida e não carregada como pesado fardo às costas. Você não é obrigado a viver como a maioria. Pode ter o seu estilo pessoal. De preferência, mais leve. Que tal?

Não, você não precisa ler o jornal todos os dias. Nem precisa limpar a casa todos os dias. Pode ficar um dia sem comer e não morrerá por isso. Faça a experiência de sentir-se livre, ao menos de vez em quando. É interessante para que perceba o que realmente é importante, e o que sinceramente não tem a menor importância. Tire os sapatos e ande descalço. Respire profundamente. Use roupas confortáveis e o perfume que você gosta. Experimente sorrir para todas as pessoas que encontrar. Oxigene sua vida com atitudes e pensamentos bons para que ela continue a fluir prazerosamente dentro de você, ao invés de ficar estagnada com as lembranças de mágoas e incompreensões. A vida acontece hoje. A vida acontece agora. Viva a vida!

* Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora. Acesse e divulgue o site da autora: www.mariaregina.com.br

Fonte: www.mariaregina.com.br

Deixe uma resposta

2 × quatro =