Mensagem dos APNs por ocasião do 13 de maio

ANPs

"... um clamor de justiça está no ar."

O dia 13 de maio nos rememora um dia de lutar pela igualdade e combater o racismo! Os mais de120 anos da Assinatura da Lei Áurea que declarou extinta legalmente qualquer forma de trabalho escravo no Brasil. Foi um fato marcante para nosso País, mas que exige sua real aplicabilidade, pois a abolição da escravatura é uma obra inconclusa, devido às precárias condições de vida da população negra.

O sonho ainda não se completou. Há ainda feridas não cicatrizadas e ainda doídas, pois "nenhuma sociedade passa impunemente por quatro séculos de escravidão" (Campanha da Fraternidade 1988, § 52).

Os ecos do racismo se fizeram ouvir por todos os rincões do Brasil dias atras e é contra esse tipo de pessoas e de gestos que empreendemos nossa luta. A memória desse fato motiva a sociedade a estar ciente do nosso papel e nos anima a continuar lutando e gritando "um canto de liberdade está no ar..." . No Ano Internacional dos Afrodescendentes, temos o compromisso de seguir buscando a plena liberdade do nosso povo com direitos e cidadania plena.

A Abolição da Escravatura só será completa se acompanhada por medidas de inserção dos afro-brasileiros na sociedade como portadores de direito. O Estado Brasileiro, acaba de nos apresentar essa possibilidade nos capítulos do Estatuto da Igualdade Racial. Seguiremos vigilantes para ver efetivado cada um de seus artigos e certamente empreenderemos esforços para que outros sejam constituídos e aplicados.

Os APNs renova neste dia o seu compromisso com a luta de combate ao racismo e o irrestrito apoio ás Políticas Publicas Afirmativas em prol da melhoria de suas condições de vida, sobretudo da população Quilombola.

"Um clamor de justiça está no ar."

Coordenação Nacional dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil.

 

Fonte: Coordenação Nacional dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil.

Deixe uma resposta

onze − cinco =