Em Roma, tudo pronto para o XII Capítulo Geral dos Missionários da Consolata

Jaime C. Patias

"...E anunciarão a minha glória aos povos" (Is 66,19).

Após quase dois anos de preparação envolvendo todos membros do Instituto Missões Consolata, 48 missionários capitulares, representando a Direção Geral e as 21 províncias da África, Ásia, Europa e América, já se encontram em Roma para dar início ao XII Capítulo Geral da congregação. A celebração de abertura, nesta segunda-feira, dia 09 de maio, será na Igreja de Santa Maria Madalena, em Roma, recordando a visita particular que o Bem-aventurado José Allamano, Fundador dos missionários e missionárias da Consolata, fez no seu tempo.

A programação do Capítulo Geral prevê a apresentação dos relatórios de atividades realizadas nos últimos seis anos, pela Direção Geral, pela administração e cada uma das Províncias; estudo sobre doze temas; eleição do Superior Geral e quatro Conselheiros; estudo e aprovação das linhas programáticas que orientarão a vida e a missão da Congregação nos próximos seis anos.
Para o atual Superior Geral, padre Aquiléo Fiorentini, as expectativas são de que o Capítulo "seja um renascer para uma vida nova, uma missão nova e um estilo novo. Isso significa viver o nosso carisma de um modo novo, como queria o Fundador, viver mais pobre, com espírito de doação e muito mais em comunhão, em família", afirmou sublinhando que, "estes valores foram tratados nos documentos capitulares e certamente ajudarão a crescer em entusiasmo, número e qualidade da Missão", destacou o padre Geral.

O encerramento do XII Capítulo Geral está previsto para o dia 20 de junho, Festa de Nossa Senhora Consolata, com uma celebração solene no Santuário em Turim, região norte da Itália.

Fundado em 1901, o Instituto Missões Consolata conta hoje com cerca de mil membros atuando em 21 países de quatro continentes. As missionárias da Consolata, congregação fundada em 1910, também realizam o seu Capítulo Geral no mesmo período.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

5 + nove =