Povo de Inhassoro em Moçambique inaugura a sua igreja paroquial

Diamantino Antunes

Bispo de Inhambane desafia o povo cristão de Inhassoro a "arregaçar as mangas e fazer por resolver os próprios problemas, de modo a conseguir a sustentabilidade dos seus projectos". A diocese italiana de Vercelli apoiou a construção do novo templo.

A população acorreu em peso e o amplo espaço da assembleia foi pequeno para acolher todos os que quiseram participar na primeira celebração eucarística. De arquitetura moderna e arrojada, a nova construção tem amplas aberturas que tornam o espaço fresco e com uma luminosidade que faz sobressair os bonitos frescos do teto e altar-mor, pintados por um artista local. A construção deste novo templo católico contou com a ajuda da arquidiocese de Vercelli, na Itália, cujo padroeiro é Santo Eusébio, agora também padroeiro do novo templo. As comunidades católicas de Vercelli e Inhassoro são Igrejas-irmãs.

Na sua mensagem ao povo de Inhassoro, Adriano Langa, bispo de Inahmbane, sublinhou o testemunho de fé que representa a construção de um novo templo e a responsabilidade de fortificar e expandir essa mesma fé. Agradecendo a colaboração do povo de Vercelli, o prelado advertiu que só se "ajuda quem é consciente e quer assumir a responsabilidade do seu destino", desafiando todos a "arregaçar as mangas e fazer por resolver os próprios problemas, de modo a conseguir a sustentabilidade dos seus projectos".

A nova igreja paroquial de Inhassoro, do norte da província de Inhambane, dedicada a Santo Eusébio, foi inaugurada em 7 de Abril. A cerimónia de sagração e bênção foi presidida pelo bispo António Arcari, núncio apostólico em Moçambique, e concelebrada pelo bispo da diocese de Inhambane, Adriano Langa e pelo acebispo de Vercelli (Itália), Enrico Masseroni. Concelebraram muitos sacerdotes da diocese de Inhambane, que se associaram à cerimónia de inauguração do novo templo. Entre eles estava, naturalmente, o padre Pio Bono, primeiro pároco da paróquia de Inhassoro, em 2002, satisfeito por mais esta sua realização.

A Paróquia de Inhassoro foi desmembrada da Paróquia de Maimelane, Missão fundada em 1947 pelos Missionários da Consolata no sul de Moçambique.

Fonte: www.fatimamissionaria.pt

Deixe uma resposta

10 − dois =