O que é Páscoa para você?

Maria Regina Canhos Vicentin *

O que é Páscoa para você? Coelho, chocolate, colomba pascal? Para mim é túmulo vazio, ressurreição, vida eterna. Sei que nem todos creem, como meu amigo Erasmo; mas, é tão bom para mim acreditar. Saber que o Senhor se preocupa comigo é reconfortante. Talvez seja algo infantil para muitos intelectuais, porém ainda trago uma criança aqui dentro do peito. Será que é comodismo meu acreditar na ressurreição para não ter de encarar a morte como um fim? Não sei. Logo eu que vejo a morte como amiga dos oprimidos e sofredores, dos cansados e desanimados, que já a vi sorrir para mim. Não, acho que não. Eu não acredito na ressurreição por medo da morte. Acredito porque meu espírito sente que é imortal. Deus é tão maravilhoso que me fez perceber desde cedo que somos inquietos e insatisfeitos porque estamos longe do regaço Dele. Jesus é a prova do amor de Javé. Puxa vida, isso não é lindo?! A Páscoa é linda. É momento de alegria. É oportunidade de trocar a roupagem, deixando o homem velho para trás.

Vamos renovar nossas atitudes, já que Jesus nos conferiu a esperança que precisávamos. Amar ao próximo não é tão complicado assim. Basta sermos gentis, atenciosos, cordiais. Basta fazer o que gostaríamos que nos fizessem. Para que explorar o próximo? Por que desejar o seu mal? O mundo seria bem chato se não o pudéssemos dividir com os demais. Não é através do outro que nos reconhecemos? Páscoa é momento de reconciliação. Perdoar quem nos magoou e pedir perdão para quem magoamos. Ressurreição não combina com cara feia. Precisamos comemorar; isso sim.

Quando seu filho lhe perguntar o que se comemora na Páscoa, diga a ele que é a vitória da vida sobre a morte; do bem sobre o mal; da partilha sobre o egoísmo. Afinal, Jesus distribuiu pedaços de sonho entre nós, além do seu amor, sabedoria, caridade, mansidão. A gente pega tudo isso e tenta esconder debaixo do chicote, da dor e da morte; mas, ao terceiro dia a vida eclode, e já não há mais como sepultá-la. Por mais que tentem acabar com o amor, não é possível. Ele resiste, ele vence, pois Deus é amor. Tudo o que existe provém Dele e para Ele retorna.

Não se preocupe se você não crê na ressurreição. A maioria de nós nunca precisou acreditar para o coração bater ou o pulmão respirar; isso simplesmente acontece. E acontecerá, no dia em que menos esperarmos, a libertação para uma nova vida. Vamos nos preparar ainda aqui. Vamos pensar mais em amor e menos em chocolate. Que esta Páscoa nos seja especial. Afinal, não é todo mundo que tem um coelhinho como o nosso!

* Maria Regina Canhos Vicentin. Acesse e divulgue o site da autora: www.mariaregina.com.br.

 

Fonte: www.mariaregina.com.br

Deixe uma resposta

dezessete − 8 =