Amigos da Consolata realizam encontro histórico em Santa Catarina

Jaime C. Patias

A cidade de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, acolheu, no dia 13 de março, um Encontro de ex-alunos do antigo Seminário "São Francisco Xavier", obra dos Missionários da Consolata, onde, entre os anos 1940 e 1989, estudaram centenas de adolescentes e jovens. Faixas colocadas ao logo da via na subida que leva ao Santuário de Nossa Senhora Consolata acolhiam os participantes que chegavam trazendo recordações.

"Nós chamamos nossos ex-alunos de Amigos da Consolata", explicou padre Lírio Girardi, superior provincial da Congregação no Brasil, ao abrir o encontro. "Um momento como este tem por objetivo possibilitar o reencontro de muitas pessoas que estiveram juntos neste lugar para reviver, partilhar, estreitar os laços de amizade com os colegas e com os missionários, formando uma rede de amigos", acrescentou padre Lírio, agradecendo a presença dos cerca de 80 antigos alunos, algumas esposas e filhos.

Coube ao prefeito da cidade, Odenir Felizzari que também estudou no seminário, agradecer aos missionários da Consolata pelo trabalho que realizaram em Rio do Oeste. "Agradeço pela história que construíram na nossa cidade e no coração de cada um de nós", disse o prefeito ao saudar os padres José Radici, Geraldo Deretti, Sabino Mariga e Durvalino Condiciali, alguns dos missionários que trabalharam no Seminário e, na ocasião, receberam uma homenagem especial. Impossibilitado de participar, padre Jordão Pessatti enviou mensagem.

Reunidos no auditório do antigo Seminário, os amigos passaram o microfone de mão em mão externando sentimentos de gratidão e reconhecimento pelo que tinham recebido nos anos de formação naquela casa.

Conta a história que a cidade de Rio do Oeste, fundada em 1912, foi inicialmente assistida pelos Franciscanos e Salesianos. Em 1940, os padres italianos Domingos Fiorina e Dionísio Peluso foram os primeiros missionários da Consolata a se fixarem na cidade onde logo abriram o Seminário "São Francisco Xavier", com 16 alunos. Anos mais tarde a casa chegou a abrigar mais de 100 seminaristas e o Instituto teve de construir um amplo prédio ao lado do Santuário da Consolata. O projeto executado em etapas levou quase 20 anos para ser completado. Na década de 1960, o Seminário abriu vagas para alunos externos passando a se chamar "Ginásio Allamano".

Durante o encontro, a missa, celebrada na capela do antigo seminário, foi considerada o ponto mais alto do dia. Refletindo sobre o significado do acontecimento à luz da Palavra de Deus, padre Lírio Girardi assim se expressou: "criados à imagem e semelhança de Deus, temos a necessidade de permanecermos muito unidos a Ele. O nosso sentimento de gratidão por este acontecimento é por que Ele nos ama", afirmou. Filho da cidade, padre Lírio fez, em nome de todos, um agradecimento especial a dom José Juvêncio Balestieri, bispo emérito de Rio do Sul, considerado "a alma da casa". O bispo coordenou a equipe responsável pela restauração do edifício, transformado em Centro de Diocesano de Formação. "Essa casa, fruto do sacrifício de tantos missionários e de modo particular da comunidade de Rio do Oeste, por muitos anos formou cidadãos e missionários, agora reencontra a sua finalidade: a formação de pessoas", concluiu padre Lírio. O edifício abriga também uma rádio comunitária.

O sentimento geral era de gratidão e contentamento. "É uma pena ter que se despedir. Gostei muito, principalmente da missa e da partilha com os amigos", Sílvio Kafka que fez parte da coordenação dos trabalhos. Para Agostinho de Luca, que reside em Rodeio, SC, o encontro "foi uma oportunidade para rever os amigos e saber como estão hoje", afirmou.

Ademar Dalfovo, prefeito de Taió, SC, estudou no seminário nos anos 1960 a 1964. Segundo ele, o tempo foi pouco para tantas recordações. "A próxima vez nós poderíamos começar no sábado e terminar no domingo. Foi maravilhoso e isso poderia se repetir todos os anos. Seria bom se cada um trouxesse mais dois ou três colegas", disse, sugerindo a elaboração de uma programação.

Gisleni Tank, esposa de Ademir Mário Tank, residentes em Guaramirim, também fez a sua avaliação. "Estou emocionada como mulher e esposa por conhecer o lugar onde o Ademir viveu parte da sua vida. Gostei muito, parabéns. Estou feliz porque o meu marido está feliz", afirmou emocionada.

Életo Franzoi, aluno no seminário de 1966 a 1969, veio de Blumenau. "Este encontro significa o resgate de velhas amizades e do trabalho incansável dos missionários e de toda a Igreja católica. No Brasil, muita gente somente teve condições de estudar, graças aos colégios dos padres. Hoje, são pessoas de bem, que de certa forma contribuem para a evangelização, fruto da disciplina e da educação religiosa", afirmou aprovando a iniciativa. Durante o almoço, o grupo musical "Brasil-Itália" cantou composições italianas e no final do dia, alguns fizeram uma rápida visita à Gruta do Tigre, lugar turístico de Rio do Oeste.

O próximo encontro foi agendado para o mês de maio de 2012, quando Rio do Oeste celebrará 100 de fundação. Em Santa Catarina, além de Rio do Oeste, os missionários da Consolata, trabalharam em Laurentino, Pouso Redondo, Rio do Campo e Garuva. Com o objetivo de ir a lugares mais necessitados de evangelização, deixaram aquele estado em 1998, depois de 58 anos de presença pastoral e a formação de 38 padres, quatro irmãos religiosos e um bispo.

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

1 + dezesseis =