Curso de Missiologia debate caminhos para a missão nas diferentes culturas

Revista Missões *

"A missão nas diferentes culturas" foi tema de estudo assessorado pelo professor Willian Andrade, mestre em Teologia dogmática e Psicologia, no Primeiro Módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral que acontece no Centro Cultural Missionário - CCM, em Brasília. Partindo do conceito de inculturação, durante dois dias e meio de aulas, o assessor apresentou elementos para um novo paradigma da missão a partir de uma visão antropológica da teologia da inculturação e da missão intercultural. "Inculturar-se é estar com um povo e construir com ele um mundo melhor e se esse melhor for algo que nos aproxima da experiência cristã, está bem, senão ainda assim temos de fazer o que for melhor para eles", explicou professor Andrade recordando que, "o nosso maior medo é sair dos nossos costumes, daquilo que nos é familiar".

Professor Andrade discorreu ainda sobre a relação entre o sagrado e o profano destacando que "o sagrado é maior que religião, engloba a cultura, as religiões, cultos e ritos. O profano é tudo aquilo que não é sagrado. Existem espaços na cultura que não são sagrados, esses espaços são profanos. O que é sagrado hoje, pode ser profano amanhã", completou o teólogo.

A temática foi aprofundada com a exibição dos filmes: "O povo brasileiro", "Povo africano" e "Povo português", seguido de uma abordagem sobre a relação entre as culturas desses povos.

Citando Alberto Moreira, professor Andrade argumentou que "as igrejas falam de paz, mais dificilmente vivem a paz. Nós temos um modelo antiquado de pastorais sociais fazendo-se necessário refundá-las", avaliou. "Não podemos mais nos basear nos paradigmas dos anos 80, pois hoje temos outro tipo de estado, outro tipo de sociedade", concluiu.

O primeiro módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral no CCM iniciou no dia 06 e se prolongará até o dia 16 de fevereiro. De acordo com o diretor do CCM, padre Estevão Raschietti, devido à procura haverá uma segunda edição desse primeiro módulo, nos dias 11 a 21 de maio. As inscrições encontram-se abertas: www.ccm.org.br

* Colaborou Marina Cardoso, do Comire, Teresina - PI.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

treze + 12 =