Padres Fabiano e Ubajara celebram 45 anos de sacerdócio

Ubajara Paz de Figueiredo *

Deus, na gratuidade do seu amor sábio, previdente e providente é apaixonado pelos seres humanos "cridos à sua imagem e semelhança" (Gn 1, 26). Comunica-se com eles na história, por meio de sinais, gestos, palavras, acontecimentos.

O Pai ama profundamente a Igreja, que se origina na própria Santíssima Trindade. De fato o Pai, no dom do Espírito Santo envia seu Filho com a Missão de salvar a humanidade. E oi Filho reveste-se da carne humana, assemelhando-se a nós em tudo menos no pecado (Hb 4,15; 1Pd 2, 22). Seu nome é Jesus porque "salvará o povo de seus pecados" (Mt 1,21). O tempo de sua missão, cronologicamente, é muito pequeno, mas ela só estará totalmente cumprida no fim dos tempos, no fim do mundo. E a quem cabe continuá-la?

Jesus realiza a missão, cumpre-a e a confia à Igreja, pois é a Missão que tem a Igreja e não a Igreja que tem uma Missão.

Sacerdotes do lugar a serviço da Missão e acolhida
A Igreja cresce e se expande na marcha dos tempos e da história, consciente da missão recebida até o fim dos tempos, e para isso precisa encarnar-se ‘enraizar-se' em todos os povos: "Fazei discípulos meus todos os povos" (Mt 28,19).

Mas na obra de impregnar do Evangelho a todos os povos é necessidade intrínseca da Igreja chamar, formar e enviar discípulos missionários de Cristo Jesus que se identifiquem com Ele e O sigam seja na vocação matrimonial, como na sacerdotal e na vida religiosa consagrada.

Criação de Congregação Religiosa feminina e do Seminário Diocesano
Sendo grande a carência de vocações na Região sul de Mato Grosso, cuja população aumentava, a Igreja da Europa e dos Estados Unidos foi provocada e enviar congregações religiosas masculinas e femininas, sobretudo a partir das últimas quatro ou três décadas do século XIX, pois urgia avançar a evangelização.

De modo corajoso, na década de 1930, Dom Vicente Maria Priante, bispo de Corumbá, deu um passo significativo ao criar uma congregação religiosa na região, a das Irmãs de Jesus Adolescente, e suscitar vocações missionárias locais. A iniciativa deu certo, apesar de ele vir a morrer súbita e inesperada morte em 1943.

Após vários anos vacante, Corumbá suspirou feliz ao receber seu novo bispo, na pessoa de Dom Orlando Chaves. Ele a assumiu em meados de maio de 1948 e já no dia 14 de março de 1949, inaugurava o seu Seminário Diocesano, em Campo Grande, centro geográfico da Diocese. Felizmente contou com o apoio de seus irmãos, os padres salesianos das Inspetorias de São Paulo e de Minas Gerais. E durante as visitas pastorais a todas as paróquias e povoados da única diocese no atual Mato Grosso do Sul, realizou intensa promoção vocacional, a ponto de o Seminário ter acolhido até 120 candidatos.

Corumbá gera dioceses gêmeas: Campo Grande e Dourados
E em seu esforço pastoral e vocacional Dom Orlando experimentou na pele o desafio de ser bispo num território tão vasto e de difícil acesso; Urgia, pois, o desmembramento da Diocese. O Papa Pio XII acolheu com pronto coração missionário o projeto que Dom Orlando lhe apresentou por meio da Nunciatura Apostólica e criou as dioceses de Campo Grande e de Dourados no dia 15 de junho de 1957.

É desse esforço de Dom Orlando que a diocese de Campo Grande teve a extraordinária alegria de ver surgir seus dois primeiros sacerdotes, os irmãos nascidos em Três Pontas, Minas Gerais, Fabiano e Ubajara que, com toda a família, aqui chegaram em março de 1942. Frutos da visita pastoral a Ponte Vermelha, ingressaram no Seminário em março de 1951, aí cursaram o primário e o ginásio até 1956. De 1957 a 1958 estudaram no Seminário Imaculado Coração de Maria da Arquidiocese de São Paulo, na cidade de São Roque. Ao ser eleito bispo da recém criada Diocese de Campo Grande, Mons. Antonio Barbosa, os visitou e os convidou para a ordenação episcopal, no dia 1º de maio de 1958. O curso de Filosofia foi em Aparecida, de 1959 a 1961 e, de 1962 a 1965, o de Teologia em São Paulo no Seminário Central do Ipiranga, durante o Concílio Vaticano II.

"Evangelizar as - inesgotáveis - Riquezas de Cristo"
Na tarde do dia 24 de maio de 1958, com generosa chuva, como presidente da celebração, o Senhor Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi, procedeu à instalação da nova Diocese e a confiou a seu primeiro bispo, Dom Antônio Barbosa, que a assumiu com a alegre e firme convicção de seu ministério apostólico é "Evangelizar as - inesgotáveis - Riquezas de Cristo" (Ef 3, 8)

Primeiros Padres Diocesanos e Primeira Ordenação na cidade
Dom Antônio, com amável, vigilante e perspicaz sabedoria, acompanhou os passos dos pioneiros presbíteros diocesanos. E afinal raiou o esperado e desejado dia para sua família e a família católica da Diocese de Campo Grande: dia 15 de janeiro de 1966. Dom Antônio, com significativa presença do clero, das congregações femininas e delegações das paróquias, na presença dos pais, irmãos, familiares deles, na tarde desse sábado, na Catedral ‘provisória' São José, conferiu-lhes a Ordenação Presbiteral, a primeira da história de Campo Grande, e de cuja preparação cuidaram as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Assim Campo Grande viveu a alegria do parto gêmeo dos primeiros sacerdotes e viveu a graça de continuar tão excelsa maternidade na ordenação de seus próximos sacerdotes.

Os neopresbíteros, Fabiano e Ubajara, tornaram-se os braços direitos do Pastor que os conduzia no ministério em favor do povo de Deus, e a Diocese de Campo Grande se deixasse modelar e identificar-se segundo a renovação que o Espírito Santo desencadeou na Igreja, nos cinco continentes, sob o cajado do querido e saudoso "Papa Bom", beato João XXIII, com o Concílio Ecumênico Vaticano II. Por meio de cursos de atualização sobre o Concílio, a Igreja na Diocese de Campo Grande foi de verdade assumindo ser imagem viva de Cristo Luz dos Povos e sinal e instrumento da íntima comunhão dos homens com Deus e entre si e sacramento universal da salvação (Lúmen Gentium 1).

Celebração dos 45 anos de Ordenação
A celebração de data tão importante da história da Igreja em Campo Grande será no sábado dia 15 de janeiro, às 19 hs, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, à avenida Tamandaré, 612, Vila Planalto. A coordenação da Paróquia encarece que todos os participantes tragam consigo algo de comer e beber para se extravasar a alegria pelas maravilhas que o Senhor operou e continua a operar na Igreja que está em na Igreja Particular de Campo Grande.

* Padre Ubajara Paz de Figueiredo é coordenador do Conselho Missionário Regional Oeste 1 - Comire O1. Formador no Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja, - Teologia.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezesseis + três =