Oh, sonho conseqüente!

Geovane Saraiva *

A vida é um dom maravilhoso! Deus nos criou e nos deu a vida! São Francisco Xavier foi contagiado pela vida de Deus e pela criatura humana, sua imagem e semelhança. Daí seu testemunho de vida e seu ardor missionário. Ele queria ardentemente evangelizar a China; chegando mesmo a dizer: "se eu não encontrar um barco que me leve à China, irei nadando".

Muitas pessoas, a exemplo do grande apóstolo do oriente, sentiram-se motivadas a fazer o seguimento do Divino Mestre, dia após dia, com muita disposição interior. Testemunharam com o coração, as mãos, a boca... e com a própria vida! Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos" (Jo 15, 13).

Guido Maria Conforti, um menino, uma vocação missionária, que nasceu aos pés do crucifixo que dominava o altar da igrejinha, no pequeno trajeto que fazia todos os dias para a escola. Ainda criança, ele entrou para seminário, aos 10 anos de idade, e logo se apaixona pela obra de São Francisco Xavier, ao ler a sua vida. Sonha em realizar a missão que foi impossível ao padroeiro das missões: plantar a semente do Evangelho na China, que por motivo de saúde não realizou. Mas Deus tem um plano mais elevado para o jovem, que já sacerdote, Padre Guido Maria Conforti, aos 30 anos de idade, tomou a decisão fundar uma Família Religiosa.

Queria dar continuidade ao desejo de Francisco Xavier de evangelizar a China. Com a herança recebida, após a morte do pai, comprou uma casa, onde reuniu um grupo de 17 (dezessete) seminaristas, futuros padres Xaverianos. Dedicando-se com todas as forças à formação de seus missionários, destinando-os à China e ao mesmo tempo, fazendo crescer a consciência missionária na Itália e no mundo, o grande sonho de Francisco Xavier.

O Evangelho é o dom maravilhoso que os Missionários Xaverianos compartilham com a humanidade. Cada missionário recebe um crucifixo a ser contemplado o rosto de Deus, modelo a ser imitado, consciente da beleza do dom de si, para a realização e salvação da humanidade, através do anúncio do Evangelho. "Ide pelo mundo inteiro e pregai a Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15).

Os Xaverianos são fruto de uma vocação missionária que, de tão forte e profunda que foi, que não podendo realizar numa única pessoa, concretizou-se numa grande família. Guido Maria Conforti viveu totalmente voltado para Deus (1865 1931). Em 1895 fundou a Congregação dos Padres Xaverianos, e em 1902 foi nomeado arcebispo de Ravena, cidade italiana. Aos 17 de março de 1996, foi proclamado bem-aventurado pelo Papa João Paulo II.

Atualmente, seus generosos filhos e missionários, estão presentes, levando adiante o seu sonho e ideal de vida, por vários países de todos os continentes, inclusive no Brasil. A festa do bem-aventurado Guido Maria Conforti acontece no dia da sua partida para a casa do Pai, que se deu no dia 05 de novembro de 1931.

* Geovane Saraiva é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br

Fonte: www.paroquiasantoafonso.org.br

Deixe uma resposta

doze − quatro =