Enfrentando

Egon Heck *

O agronegócio vai de vento em popa, no Mato Grosso do Sul. O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC garante o pé no acelerador. As máquinas se reproduzem rapidamente e são cada vez mais potentes e eficientes. Enormes estruturas de ferro e cimento brotam do chão vermelho e em pouco tempo vão cuspindo fumaça, símbolo do progresso. O etanol jorra como o bom vinho nas festas de núpcias do governo estadual e federal. As toneladas de venenos matam sem piedade todas as ervas indesejadas, e as múltiplas formas de vida e microorganismos do solo. Parte dele talvez alcance o Aquifero Guarani, no ventre da mãe terra. Pequenas resistências e vozes incômodas, como dos índios, quilombolas, sem terra,ambientalistas, vão aos poucos sendo silenciadas pelo ronco das máquinas ou o silêncio bem pago.

Os Guarani Kaiowá, com sua teimosia em retornar a seus tekohá, continuam sendo um obstáculo. E mais do que isso, uma ameaça. Transformar propriedade privadas, altamente produtivas, em "terra de índio", é um absurdo, conforme tem se pronunciado governantes dessa terra. O presidente Lula tem sido cobrado pelos Guarani, desde o primeiro até o último dia de seus oito anos de governo, por não demarcar as terras desse povo. Porém a lógica do agronegócio, os fortes interesses econômicos nacionais e multinacionais, tem prevalecido. A quase totalidade das terras Kaiowá Guarani faltam ser regularizadas e devolvidas aos habitantes originários desse território.

As conseqüências graves dessa não demarcação das terras no Mato Grosso do Sul, já foram exaustivamente expostas nas instâncias nacionais e internacionais. Incansáveis e irredutíveis em lutar pelos seus direitos sagrados à terra, decidiram mais uma vez levar a vários fóruns internacionais a violação de seus direitos e a extrema violência a que estão submetidos. Lutam com todas as suas forças pela vida e sobrevivência em suas terras. Buscam aliados e amigos em todos os rincões do mundo. Até a construção de um boneco de neve pode se transformar num símbolo da resistência e luta desse povo. Algumas imagens ajudam a entender esse enfrentamento http://www.youtube.com/watch?v=CSw26RJZ4KI

Os Guarani Kaiowá esperam contar com a solidariedade e apoio de sempre mais amigos pelo mundo afora neste ano de 2011 que está chegando.

* Egon Heck, Campanha Povo Guarani Grande Povo.

Fonte: Cimi MS

Deixe uma resposta

treze + dezesseis =