Povos Guarani da América do Sul em solidariedade à Y??poí

Povos Guarani

Nós, povos indígenas Guarani de Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai presentes no III Encuentro Continental del Pueblo Guarani, realizado no Seminário Metropolitano de Asunción, PY, vimos pelo presente documento manifestar nossa dor e preocupação sobre o iminente despejo de nossos parentes Guarani do tekohá Y'poí, município de Paranhos, Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguay, que há muito tempo estão sofrendo com ameaças e assassinatos de suas lideranças que estão lutando por um pequeno pedaço de terra para poderem sobreviver com dignidade e sustentabilidade.

Infelizmente, achamos que o Estado Brasileiro não reconhece essa realidade de sofrimento. Os povos indígenas de Mato Grosso do Sul possuem os piores índices de terras e de violência de todo Brasil. Se não bastasse toda essa realidade, amplamente divulgada pela imprensa nacional e internacional, ainda assim não resolveram os problemas de falta de terra e alimento e ainda estão mandando despejar nossos parentes de pequeníssimos pedaços de terra que atualmente estão ocupando.

A terra indígena Y'poí representa uma das mais difíceis lutas de nosso povo e já perdemos dois parentes, os professores indígenas Genivaldo Vera e Rolindo Vera, assassinados por pistoleiros contratados por fazendeiros de Paranhos-MS e que provavelmente podem ter fugido para o território paraguaio, pois até hoje não foram localizados no território brasileiro.

Deste modo, a comunidade de Y´poí também espera poder contar com o Governo Paraguaio nas buscas do corpo de Rolindo Vera, que continua desaparecido e que pode estar em território paraguaio na fronteira com o Brasil.

Diante desse relato, gostaríamos muito que o Estado Brasileiro fizesse alguma intervenção e passem a olhar para o povo Kaiowá e Guarani de Mato Grosso do Sul e interrompa o despejo de nossos parentes do tekohá Y'poí.

Acreditamos muito na solidariedade e apoio de todos e todas pessoas de bem para com os povos Kaiowá e Guarani de Mato Grosso do Sul que vem historicamente sofrendo com o desrespeito aos seus direitos e que amarguram na miséria e violência, mas que somente querem ter uma vida digna com terra, alimento e paz.

Nós povos Guarani de todo Continente jamais iremos abandonar a luta pelo reconhecimento de nossos direitos históricos e repudiamos todas as ações genocidas, contrarias à dignidade da pessoa humana, como vem ocorrendo incessantemente no estado de Mato Grosso do Sul

Asunción, PY, 15 de novembro de 2010.

 

Fonte: Povos Guarani da América do Sul

Deixe uma resposta

treze + 2 =