Jovens missionários realizam Missão na periferia

Dido Kabaka *

Se existe uma palavra chave no Concílio Vaticano II seria sem dúvida: comunhão, pela qual a Igreja é chamada a viver em todos os sentidos: com o seu Fundador, entre seus membros, com os irmãos de outras profissões religiosas e com o mundo, em geral. Ser Igreja é ser comunidade inspirada na Comunhão Trinitária. Em Cristo, todos os membros se unem para formar um só corpo. Por consequência, ser cristão é testemunhar dessa comunhão comunicando desde já a vida em plenitude que Cristo nos trouxe.

A Igreja é por sua natureza missionária; sempre chamada a ultrapassar as suas fronteiras, para ir ao encontro do outro, anunciando e testemunhando a Boa Nova, com palavras e exemplo de vida. Por isso, a vocação missionária "vocação primeira da Igreja, vocação de todos os batizados" tem um papel de suma importância na Igreja.

Prova dessa comunhão e da natureza primeira da Igreja, um grupo de jovens consagrados, membros de diferentes institutos e congregações religiosos ligados à Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, região São Paulo, viveram entre os dias 3 e 6 de setembro de 2010, uma experiência de missão na paróquia nossa Senhora da Penha, zona Norte de São Paulo.

A particularidade dessa experiência se resume pelo fato de ser uma missão intercongregacional em favor das comunidades carentes com visita às famílias e formação de lideranças nas comunidades. Apesar da diversidade de carismas, o Espírito é um só (1Cor. 12, 4). Enquanto religiosos cada um deles pertence a um Instituto ou Congregação com seu carisma específico; porém, essa diversidade de carismas, longe de atrapalhar o trabalho missionário, constitui uma riqueza enorme para com o povo de Deus. Com toda simplicidade, cada um procurou dar do seu melhor.

Hospedados nas famílias das respectivas comunidades, os missionários tiveram a oportunidade de vivenciar, partilhar, de perto, as alegrias e também as tristezas desse povo.

Foram três dias, de trabalhos intensos, enfrentando chuvas e garoas, mas sem desânimo levando para frente a missão de consolar, evangelizar e comunicar a vida. A missão foi encerrada com a participação no Grito dos Excluídos, dia 7 de Setembro, na Catedral da Sé, centro de São Paulo.

* Dido Kabaka, imc, é seminarista estudante de teologia na Escola Dominicana de Teologia - EDT, em São Paulo.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

três × dois =