Campanha Missionária

Elmo Heck *

Campanha Missionária é celebrada no mês de outubro, conhecido como mês missionário. No Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo, é feita a Coleta Missionária, em todas as paróquias, comunidades e capelanias espalhadas pelo mundo. Neste dia, todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões, já que a responsabilidade por elas é de todos os batizados, conforme afirma Paulo: "anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, é obrigação que me foi imposta. Ai de mim, se eu não evangelizar" (1Cor 9, 16). A esta oferta está associada a formação e vivência missionárias, por meio de orações e sacrifícios oferecidos pelas Missões, como também com a entrega pessoal como missionário, por determinado período ou Ad Vitam (por toda a vida).

As necessidades da Igreja Católica em todo o mundo não param de crescer: constituição de novas dioceses; abertura de novos seminários, devido ao crescimento do número de jovens que acolhem o chamado de Cristo a segui-Lo como sacerdotes; regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais e que devem ser reconstruídas; lugares por longo tempo fechados à evangelização, e que agora se abrem para ouvir a mensagem de Cristo e de Sua Igreja... É por isto que a cooperação dos católicos de todo o mundo é tão urgente e necessária.

Cerca de 1.100 dioceses de territórios de Missão - todo o continente africano e asiático, bem como a Oceania, parte da América Latina e alguns países da Europa Oriental - recebem regularmente ajuda financeira anual proveniente das doações dos fiéis. Estas dioceses apresentam à Congregação para a Evangelização dos Povos - Santa Sé - pedidos de ajuda, entre outras necessidades, para catequese, evangelização, seminários, trabalhos das comunidades religiosas, meios de comunicação e transporte, construção de capelas, igrejas, creches, orfanatos, escolas, asilos, ambulatórios médicos etc. Estas necessidades são providas com as doações arrecadadas todo ano.

No Brasil

Anualmente as Pontifícias Obras Missionárias enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o Mês das Missões, vários subsídios: a Mensagem anual do papa; santinhos com a Oração Missionária, folhetos informativos e com orações dos fiéis para as celebrações dominicais, cartaz de divulgação; livreto com Celebrações ou Novena e envelope para a doação pessoal na Coleta do Dia Mundial das Missões. Além disto, para a animação missionária em geral, são realizadas visitas a seminários, participações de encontros de formação, congressos missionários e animação pelo diretor nacional e secretários nacionais de cada uma das obras missionárias pontifícias, a saber: Propagação da Fé, Infância e Adolescência Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária.

Coleta

A Coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, sediado em Roma - Congregação para a Evangelização dos Povos. Com estes recursos são financiados projetos fundamentais para a Igreja em todo o mundo. Parte destes recursos são também destinados a projetos no Brasil. A Coleta, fruto da generosidade dos brasileiros, tem crescido cada ano, mas pode ser mais generosa: muito já recebemos, podemos agora "dar de nossa pobreza" (Puebla, 368). Para isto é necessário organizar a Campanha, e fazer chegar a todos o apelo à solidariedade universal.

Oração e anúncio

"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor que mande operários para a Sua messe." Estas palavras de Jesus (cf. Lc 10, 1ss) continuam válidas. Depois de dois mil anos, a messe continua grande e, os operários, poucos. Há o clamor insistente de milhares de pessoas que querem conhecer Jesus, mas falta quem O anuncie. A colaboração material de cada cristão para as Missões possibilita o envio cada vez maior de missionários Ad Gentes. É indispensável a oração insistente e lançar-se mar adentro a anunciar: Rogate, ergo, et duc in altum! (cf. Lc 5, 4). Nisto consiste o objetivo maior da Campanha Missionária do mês de outubro: despertar para a Missão todos os que dormem.

Motivar e conscientizar

Desde 1926, com a instituição do Dia Mundial das Missões pelo papa Pio XI, intensificou-se em toda a Igreja, em todas as Igrejas particulares, o apelo a renovar e direcionar o próprio ardor e vida missionária para além das próprias fronteiras, em dimensão universal. Também a V Conferência do CELAM, realizada em Aparecida, SP, em maio de 2007, fez um forte apelo a que toda a Igreja, todos os batizados, se tornem discípulos missionários de Jesus Cristo.

Para motivar e conscientizar, as Pontifícias Obras Missionárias cuidam de organizar e produzir subsídios para a Campanha de animação e cooperação missionária que se realiza todos os anos em outubro. O material é enviado, já no mês de junho, a todas as dioceses do Brasil. A Campanha Missionária no Brasil costuma retomar a da Fraternidade, dando-lhe roupagem missionária. A Campanha da Fraternidade este ano teve como tema Economia e Vida, e, como lema, "Vocês não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6, 24c). Em sintonia, a Campanha Missionária 2010 tem como tema Missão e Partilha, e, como lema, "Ouvi o clamor do meu povo" (Ex 3, 7b).

Dia Mundial das Missões
Em 1922 foi eleito papa o cardeal arcebispo de Milão, Itália, Achille Ratti, que escolheu o nome de Pio XI e exerceu seu mandato até 1939. Seu ardor missionário era conhecido de todos, e esperava-se dele grande impulso para a Missão. Em 1922 constituiu as Pontifícias Obras Missionárias, recomendando-as como instrumento principal e oficial da Cooperação Missionária de toda a Igreja. Estimulou a criação de novas Missões e ordenou os primeiros bispos indianos - 1923 - e chineses - 1926. No Ano Santo de 1925, abriu no Vaticano uma Exposição Missionária Mundial e, no ano seguinte - 1926, publicou uma Encíclica sobre as Missões, Rerum Ecclesiae, na qual reafirmava a importância dos objetivos missionários programados no início do seu pontificado.

A ideia de um Dia das Missões em esfera mundial nasceu no Círculo Missionário do Seminário Arquidiocesano de Sássari, Sardenha, Itália. De 14 a 16 de maio de 1925, o Círculo Missionário organizou um tríduo missionário, com a participação do arcebispo, que suscitou muita animação. No ano seguinte, de 17 a 20 de março de 1926, repetiu-se a celebração. Na ocasião, chegou de Roma monsenhor Luigi Drago, secretário da Sagrada Congregação de Propaganda Fide - atual Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano. Os seminaristas pediram-lhe que propusesse ao papa a celebração de um dia todo dedicado às Missões, como se fazia na Universidade do Sagrado Coração. Monsenhor Drago prometeu que falaria a respeito. E, de Roma, mandou dizer que Pio XI havia enviado como resposta ao pedido: "esta é uma inspiração que vem do céu".

De fato, no final de março de 1926, realizou-se a Plenária do Conselho Superior Geral da Obra, já Pontifícia, da Propagação da Fé. Naquela ocasião, decidiu-se pedir oficialmente a Pio XI "a instituição em todo o mundo católico de um dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé". Em 14 de abril de 1926, a Congregação dos Ritos comunicava que o Santo Padre havia concedido o pedido. Seria celebrado anualmente no penúltimo domingo do mês de outubro. Pio XI fizera um gesto surpreendente e profético: na Solenidade de Pentecostes de 1922, quando interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.

Dia Mundial das Missões
Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), é o dia reservado aos católicos de todo o mundo para especial colaboração pessoal na ação missionária da Igreja, mediante contribuição financeira, oração e sacrifício.
Anualmente, o Dia Mundial das Missões é celebrado no penúltimo domingo de outubro. Nas palavras do papa João Paulo II, "o Dia Mundial das Missões, orientado à sensibilização para a questão missionária, mas também para a coleta de fundos, constitui momento importante na vida da Igreja, porque ensina como dar a contribuição: na celebração eucarística, ou seja, como oferta a Deus, e para todas as Missões do mundo" (cf. Redemptoris Missio 81).

Novena em DVD
Neste ano, a novidade da Campanha Missionária é a substituição das costumeiras Celebrações semanais, por uma Novena Missionária, acompanhada de um DVD com testemunhos missionários. O DVD contém nove breves documentários com temas relacionados à Missão para serem utilizados nas celebrações da Novena durante o mês de outubro. Cada filme dura em média sete minutos, e os nove temas abordados estão em sintonia com o conteúdo do respectivo dia da Novena.
Mais Informações:
Tel.: (61) 3340.4494
E-mail: pom@pom.org.br

* Elmo Heck, da arquidiocese de Curitiba, é assessor teológico das POM.

Publicado na edição Nº08 - Outubro 2010 - Revista Missões.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dez − 8 =