Mensagem do 2º Congresso Missionário Regional ao povo de Deus do Mato Grosso do Sul

Os participantes

Com profunda alegria, os 800 participantes do 2º Congresso Missionário da Igreja Católica em Mato Grosso do Sul - bispos, sacerdotes, irmãs e irmãos de diversas congregações de vida consagrada, e fiéis leigas e leigos das dioceses de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas - enviam a esta mensagem a todas as comunidades do Povo de Deus e a quantos buscam a Deus de coração sincero.

Estivemos reunidos, de 23 a 26 de setembro de 2010, na cidade de Dourados, para aprofundar nossa Missão na Igreja e na sociedade, em sintonia e fidelidade com a 5ª. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, celebrada em Aparecida - SP em maio de 2007.

O Congresso Missionário em Dourados se transformou num novo impulso para reassumirmos o grande projeto da Missão Continental, levando a Igreja do Mato Grosso do Sul a um estado permanente de missão, através da conversão pessoal e comunitária a Jesus Cristo. Somente a partir desse encontro vivo e constantemente renovado com sua pessoa, é que conseguiremos passar - de acordo com o lema do congresso - "de uma Igreja de batizados a uma Igreja de discípulos missionários".

O Congresso contou com significativo apoio da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil que facilitou a presença de vários de seus assessores em âmbito nacional. Eles nos ajudaram a entender a missão nos diversos campos e dimensões do anúncio da Boa Nova do Reino de Deus no Estado do Mato Grosso do Sul.

Foi possível, assim, chegar a um consenso no diagnóstico de vários desafios que precisamos enfrentar para melhor servir a nossa população:

1. Quanto à corrupção na vida social, econômica e política no Mato Grosso do Sul e seus municípios e na inércia na identificação e punição dos culpados e responsáveis, dizemos não a corrupção e afirmamos a urgência de atuação profética da Igreja.

2. Quanto às injustiças contra os povos indígenas decidimos assumir a sua voz: "Não Lutamos por qualquer terra, mas pelas nossas terras sagradas, tradicionais. Por isso, voltamos às terras donde fomos expulsos, onde estão enterrados nossos antepassados, onde podemos desenvolver nossa cultura, economia e espiritualidade". Também nos comprometemos com o resgate dos valores e a dignidade das populações afro-descendentes. Assumimos estes clamores como nos convida o documento de Aparecida: "O Santo Padre nos recorda que a Igreja está convocada a ser advogada da justiça e defensora dos pobres, diante das intoleráveis desigualdades sociais e econômicas que clamam ao céu".(DAp 395)

3. Denunciamos a transformação da terra em mercadoria e a perda da soberania na produção nacional de alimentos; e nos comprometemos com as ações que favorecem a justa distribuição da terra, bem como as medidas de preservação do meio ambiente.

4. Sendo a missão um imperativo e não uma simples escolha, empenhamo-nos para uma maior e qualificada formação humana, teológica e pastoral das lideranças, sejam leigos, seminaristas, membros da vida consagrada e clero. E nos comprometemos com o resgate do ensino religioso nas escolas do Mato Grosso do Sul, reconhecendo-o como grande valor na formação de uma sociedade ética e justa.

5. A presença de grande número de jovens no congresso nos faz reconhecer no jovem seu potencial missionário na evangelização, respeitando seu jeito de ser. Propomos uma maior abertura na ação missionária do Mato Grosso do Sul, pois, sem a participação dos jovens, a missão simplesmente não acontece, particularmente nas frentes mais exigentes.

Por fim, para que a nossa atuação pastoral não se perca nos labirintos desenhados por um individualismo alienante e superficial, apraz-nos encerrar esta mensagem recordando o apelo que nos foi dirigido por nossos pastores durante a Conferência de Aparecida: "Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do evangelho arraigada em nossa historia, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espirito" (DAp. nº 11).

Maria, mãe da Igreja, discípula missionária e Estrela da Evangelização, roga por nós.

Dourados-MS, 26 de setembro de 2010.

Mais informações sobre o Congresso.

Fonte: Comire Oeste 1

Deixe uma resposta

18 − 12 =