2º Seminário Latino Americano sobre Teologia, migração e missão

Michael Mutinda

Realiza-se nos dias 20 a 24 de setembro, na Faculdade do ITESP, localizado no bairro Ipiranga, São Paulo, o II Seminário Latino Americano sobre Teologia, Migração e Missão, e a XIV Semana teológica. O evento é promovido pela Faculdade dos Estudos Superiores da Teologia - ITESP e a Congregação dos Missionários de São Carlos no Brasil, com a parceria do Centro de Estudos Migratórios - CEM e o Centro de Estudos Migratórios Latino-americano - CEMLA.

A abertura do Seminário aconteceu hoje, dia 20, no auditório da mesma Faculdade e contou com a presença do Prof. padre Alfredo José Gonçalves, CS, especialista em migrações, superior Provincial dos missionários Carlistas e assessor das Pastorais Sociais da CNBB. Na sua intervenção, padre Alfredo afirmou que a programação do Seminário deve despertar a busca de competência, responsabilidade e espírito de vanguarda: em busca da excelência acadêmica e pastoral.

Ao abordar o tema "fé e religião entre teologia, migração e missão" padre Alfredo falou sobre as grandes transformações do século 19 que criaram uma nova sensibilidade social. Sobre os conceitos do mundo urbano e rural sublinhou que "o primeiro não se equivale à cidade, mas a uma realidade que está na sociedade líquida com uma nova mentalidade". Para o assessor, "o mundo urbano não depende só das migrações, embora seja acelerado por elas".

Na sua exposição padre Alfredo discorreu ainda sobre as principais características do mundo rural e urbano que na realidade não são separados territorialmente, mas ligados com conceitos ambíguos.

Programação
A programação prevê debates em mesas redondas com o objetivo de motivar a reflexão sobre diferentes dimensões da presença dos imigrantes, sobretudo no mundo Latino-americano e contará com as contribuições do padre Algacir Munhak, vice-presidente executivo do INCAMI, Santiago/Chile, da Dra. Maria Luiza, USP-PUC/SP e da Dra. Maria Ângela Vilhena, PUC/SP, entre outros.

O evento contará também com a presença de personalidades que ajudarão a enriquecer a reflexão: Prof. padre Alfredo José Gonçalves, CS - CEM/SP: que falará sobre migração e fé nas cidades brasileiras: desafios pastorais; Prof. Dr. Décio Passos - ITESP/PUC-SP: falará sobre desafios da teologia na cidade e suas decorrências pastorais; Prof. Dr. Padre Paolo Parise, CS - ITESP-SP/ SIMI-Roma: falará sobre a migração nos documentos da igreja na America Latina: uma abordagem teológico-pastoral; Anna Fumagalli, MSS - SIMI/Roma/Suíça: falará sobre bíblia, migração e espiritualidade e Prof. Dr. Afonso Maria Ligório Soares - PUC/SP: abordará o assunto de sincretismo dos migrantes nas cidades e a tarefa da teologia pastoral.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

19 + dez =