TVs católicas no debate com presidenciáveis

Anuar Battisti *

Que bom saber dessa notícia que vem motivar a nossa participação de forma direta no processo de escolha dos novos líderes políticos do País e dos Estados. Pela primeira vez os canais de inspiração católica abrem espaço para um debate aberto e direto com quatro dos candidatos mais bem posicionados nas pesquisas: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio. A Rede Aparecida, a TV Canção Nova e a TV 3º Milênio, de Maringá, hoje, dia 23 de agosto, às 22h, estarão mostrando ao Brasil as propostas daqueles que desejam ter o rosto, o pensamento e o coração do povo brasileiro.

Essa é uma iniciativa dos nossos líderes batalhadores dos meios de comunicação social que, ousadamente, acreditam que a Igreja não pode ficar à margem, como mera espectadora deste processo eleitoral, quando o destino da Nação Brasileira será colocado nas mãos de homens e mulheres que se colocaram para servir ao bem comum.

"Nossa intenção é dar oportunidade ao telespectador de conhecer melhor cada candidato, suas ideias e soluções para nossa sociedade. É um espaço para levar mais subsídios para nosso público, a fim de que os eleitores possam fazer as melhores escolhas", afirma Ana Maria, coordenadora da Comunidade Canção Nova.

Esse tipo de debate, ao vivo, oferece elementos extremamente válidos aos eleitores, para o discernimento e a escolha livre e consciente. Conforme a assessoria das TVs, o debate terá duração de duas horas e será divido em quatro blocos. No primeiro, o mediador fará perguntas aos candidatos a partir de temas sorteados ao vivo. No segundo bloco, as perguntas aos presidenciáveis serão feitas por três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha.

No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e mo vimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia.

No último bloco, os presidenciáveis respondem, mais uma vez, a perguntas feitas pelo mediador e participam do quadro "Como você resolverá o problema?". Neste quadro, o mediador apresenta um determinado problema e o candidato indica que solução daria para o caso. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 1 minuto e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou. Essas são as regas.

Pautas como aborto, uso de células-tronco embrionárias e exposição de símbolos religiosos em locais públicos terão destaque. Além disso, outros assuntos vão ser discutidos, tais como saúde, educa ção, emprego, segurança pública, previdência, liberdade de imprensa, reforma agrária, etc.

Portanto, convido você eleitor a participar desse inédito acontecimento no processo eleitoral brasileiro. É a Igreja, por meio das emissoras de inspiração católica, inclusive a nossa TV 3º Milênio, incluída no processo de escolha da próxima pessoa que ocupará a cadeira da Presidência da República. Segunda-feira, dia 23, às 22h.

* Dom Anuar Battisti é Arcebispo Metropolitano de Maringá, PR.

Fonte: www.cnbb.org.br

Deixe uma resposta

1 × três =